AVALIAÇÕES POSITIVAS
Industriais cearenses ampliam confiança em junho e superam sua média histórica
Por Marcelo Cabral - Em 03/07/2025 às 5:32 AM

Confiança dos industriais cresceu entre empresas de grande porte Foto: Divulgação/FIEC
A confiança do industrial cearense voltou a ganhar fôlego em junho. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Ceará atingiu 57,7 pontos, superando não apenas o desempenho registrado em maio (54,9), mas também a média histórica do Estado, que é de 56,7 pontos. Os dados constam em levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na contramão do cenário nacional, onde o ICEI recuou 0,3 ponto e permanece abaixo da linha da confiança (48,7 pontos), o ambiente industrial cearense mostra sinais positivos – impulsionado por melhores avaliações tanto do presente quanto das expectativas futuras. O índice é construído a partir das percepções de empresários industriais sobre a situação atual dos negócios e da economia, bem como das projeções para os próximos seis meses.
Cenário atual melhora e projeções ganham força
Depois de dois meses abaixo da linha que separa confiança de pessimismo, o indicador de condições atuais no Ceará subiu 4,8 pontos e alcançou 53,8. A recuperação foi puxada por uma visão mais positiva sobre o desempenho da economia local (53 pontos) e, especialmente, das próprias empresas (57,1).
As expectativas para o futuro mantêm a trajetória ascendente. O indicador de avançou para 59,7 pontos, com crescimento em todos os componentes analisados. O maior otimismo concentra-se nas expectativas em relação ao próprio negócio, 63,5 pontos – o maior nível registrado entre os quesitos da pesquisa. Em contraste, no cenário nacional, o índice de expectativas recuou de 51,3 para 51 pontos.
Grandes empresas lideram a alta da confiança
O avanço da confiança no Estado foi particularmente influenciado pelas grandes indústrias. Nessas empresas, o ICEI saltou 5,4 pontos e chegou a 59,9. As empresas de porte médio também apresentaram evolução, com 58 pontos. Já entre as pequenas, houve recuo de dois pontos, embora o índice ainda permaneça acima da linha dos 50, registrando 51,2.
Na análise regional, apenas o Nordeste e o Norte apresentaram crescimento no indicador em junho. No caso nordestino, o ICEI alcançou 52,3 pontos, rompendo a barreira da neutralidade e sinalizando recuperação da confiança na região. Os dados sugerem que, apesar do arrefecimento observado em escala nacional, a indústria cearense mantém uma visão positiva do futuro. O estudo completo do Observatório da Indústria pode ser acessado no link: https://www.observatorio.ind.br/inteligencia-competitiva?conteudo=c3&sub=sc8.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























