Em horizonte
Elmano obtém sinal verde da Alece para desapropriações em área do polo automotivo
Por Aflaudisio Dantas - Em 03/07/2025 às 9:35 AM

Elmano vem articulando a implantação do polo com parceiros chineses desde o início de 2024 Foto: divulgação/Comexport
A Assembleia Legislativa do Estado (Alece) aprovou nesta quarta-feira (3), em regime de urgência, projeto de lei enviado pelo governador Elmano de Freitas (PT), que autoriza o pagamento de indenizações a proprietários de imóveis localizados na área onde serão erguidas as instalações do futuro complexo automotivo, no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O texto prevê indenização para pessoas que ocupem terrenos, edificações residenciais, comerciais ou mistos, desde que comprovem posse mínima de 12 meses. O pagamento, tocado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e homologado pela Procuradoria‑Geral do Estado, contemplará tanto a terra em si quanto eventuais benfeitorias. Além disso, foi estabelecida bonificação de 5 % para proprietários de imóveis mistos ou comerciais que comprovarem atividades de comércio informal no local.
O líder da base governista, Guilherme Sampaio (PT), defendeu que o investimento reforça o compromisso do estado com um projeto que promete elevar em quase 18 % o PIB de Horizonte, potencialmente acrescentando cerca de R$ 500 milhões ao PIB estadual e gerando 250 empregos diretos já na primeira fase.
A iniciativa faz parte de um esforço estratégico para viabilizar a produção de veículos elétricos e híbridos por meio de um modelo multimarcas. A planta terá investimento inicial de R$ 400 milhões e capacidade para gerar até 9.000 empregos, entre diretos e indiretos, conforme anunciado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico.
O governo federal já emitiu certidão que assegura incentivos fiscais via programa Mover, em abril, o que fortalece o projeto e atrai investidores envolvidos em negociações até mesmo no exterior. O terreno prioritário está localizado no bairro Catolé, na antiga área da fábrica da Troller, desativada em 2021. Com o aval da Alece para as indenizações agora aprovadas, o Governo do Ceará pretende ampliar o território do polo em até 400 mil m² para acomodar a expansão e consolidar o ecossistema automotivo.
Mais notícias
Conexão Criativa



























