prioridades

Camilo defende mais investimentos na educação básica e alerta sobre risco de cortes

Por Aflaudisio Dantas - Em 15/07/2025 às 4:34 PM

Camilo Santana (2)

Camilo destaca que na universidade superior Brasil já investe em níveis parecidos aos dos países desenvolvidos Foto: Douglas Filho/Portal IN

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), fez apelo em defesa da preservação dos recursos destinados à área da educação, especialmente a básica, considerada por ele como uma prioridade urgente para o desenvolvimento do país. A declaração foi dada em entrevista ao Jornal da Record.

Segundo Camilo, embora o Brasil já invista por aluno no ensino superior em níveis comparáveis aos de países desenvolvidos, o mesmo não se repete na educação básica. “Quando a gente olha para a educação básica, nós estamos investindo hoje um terço do que esses países estão investindo”, afirmou o ministro. Para ele, esse descompasso compromete diretamente a qualidade do ensino e o futuro das próximas gerações.

Diante do cenário fiscal apertado, Santana reforçou a necessidade de manter os investimentos ao longo de 2025 e fez um apelo ao Congresso Nacional para poupar a pasta da Educação na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, prevista para ocorrer após o recesso parlamentar. “Que não haja cortes na educação, até porque acredito que essa tem que ser uma prioridade de um país, principalmente de um país da dimensão do Brasil”, diz. “Nós estamos longe da necessidade real para que a gente possa melhorar a qualidade da educação básica nesse país”, concluiu Camilo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder