Narrativa artística

Mostra “Espelho Amazônico” leva a poética visual de Alberto Saraiva ao Fairmont Rio

Por Paulla Pinheiro - Em 16/07/2025 às 11:17 AM

Alberto Saraiva E Christiane Laclau

Alberto Saraiva e Christiane Laclau

A terça-feira (15) foi de estreia para o artista Alberto Saraiva, que apresentou sua nova exposição, Espelho Amazônico, no Fairmont Rio, com vista para a orla de Copacabana. Com curadoria de Christiane Laclau, a mostra reúne sete pinturas inéditas que propõem uma leitura íntima e sensorial da floresta tropical mais famosa do mundo — revelando, não seus clichês exóticos, mas um território de lembranças afetivas.

Elementos como o guaraná, o biribá, a pupunha, o cupuaçu, a vitória-régia, a flor do cupuaçu e a flor-da-lua compõem um repertório visual que remete à infância e às vivências manauaras do artista, que hoje reside no Rio. Em pinceladas marcadas por brilhos e reflexos, Saraiva transforma suas memórias em uma botânica emocional, onde a luz e a água revelam o ponto de vista de quem habita ilhas — uma sensação recorrente de Manaus que se traduz em novos horizontes.

A exposição integra a segunda temporada do projeto Fairmont Art Gallery, que transforma o lobby do hotel em galeria de arte contemporânea. Espelho Amazônico fica em cartaz até outubro e marca mais um capítulo do Fairmont na valorização de narrativas artísticas brasileiras com recorte autoral e presença sensível.

Fotos: Reginaldo Teixeira

Mais notícias

Ver tudo de Notas