ampliação do ensino superior

Evandro, Elmano e Camilo assinam cessão definitiva do terreno onde ficará o Campus Iracema em Fortaleza

Por Aflaudisio Dantas - Em 21/07/2025 às 2:41 PM

Cessao Campus Iracema

Cessão do terreno permitirá que a UFC prossiga nas etapas seguintes do processo, como captação de recursos Foto: Helene Santos/Casa Civil

O Governo do Ceará formalizou nesta segunda-feira (21) a cessão definitiva do terreno onde será construído o Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A medida marca um passo decisivo para a instalação da nova unidade acadêmica, voltada à formação nas áreas de cultura, tecnologia e economia criativa. O evento foi realizado junto a assinatura da ordem de serviço para a segunda fase de construção do Campus do ITA. Participaram o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, dentre outras autoridades.

O espaço cedido à UFC tem cerca de 27 mil metros quadrados e será sede de campus com cursos de graduação e atividades voltadas à produção cultural, inovação e empreendedorismo. “A cessão definitiva do terreno ao Governo Federal representa mais do que a doação de um espaço físico. É um compromisso com a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Ceará. O Campus Iracema será um polo de formação de talentos e fomento à economia criativa no estado”, destacou Elmano.

O Campus Iracema da UFC será voltado para cursos como Jogos Digitais, Indústria Criativa, Design, Multimídia e outras áreas ligadas à inovação e cultura. A unidade busca integrar educação, tecnologia e desenvolvimento econômico em uma das regiões mais estratégicas de Fortaleza.

Com a cessão definitiva do terreno, a UFC poderá dar continuidade ao planejamento executivo e à captação de recursos para o início das obras. O reitor Custódio Almeida celebrou o apoio do Governo do Estado. “Esse gesto concretiza o sonho de um campus moderno e acessível, com vocação para o futuro”, disse.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder