QUALIFICAÇÃO E INFRAESTRUTURA
Fortal acelera economia e destaca Ceará como referência no turismo de eventos
Por Marcelo Cabral - Em 21/07/2025 às 4:50 PM

Pedro Neto, Denise Carrá, Helena Barbosa, Eduardo Bismarck e Colombo Cialdini Foto: Domum Video
Consolidado como um dos eventos mais emblemáticos do calendário turístico brasileiro, o Fortal segue expandindo sua relevância econômica e cultural para o Ceará. Realizada entre os dias 24 e 27 de julho, na Cidade Fortal, a edição 2025 atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país, promovendo impactos expressivos em setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços – além de impulsionar a geração de empregos temporários e dinamizar a cadeia produtiva do turismo.
“Eventos como o Fortal ampliam a visibilidade do nosso Estado e fortalecem a vocação do Ceará para o turismo de experiência. Trata-se de uma iniciativa que movimenta múltiplos segmentos econômicos e projeta o Estado nacionalmente como um destino estruturado, vibrante e acolhedor”, afirma o Titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck.
A edição deste ano reafirma a tendência de crescimento da festa, que reúne blocos de projeção nacional em uma estrutura pensada para acolher turistas de todos os cantos do País. A expectativa é de alta ocupação hoteleira, incremento na malha aérea e consolidação de Fortaleza como um dos principais polos de eventos e entretenimento do Nordeste.
Qualificar a infraestrutura turísica
A expansão do Fortal como motor de desenvolvimento é também fruto do compromisso do Governo do Estado, que tem adotado políticas públicas voltadas à valorização da cultura e à qualificação da infraestrutura turística, bem como a promoção do Ceará em âmbito nacional e internacional.
“O governador Elmano de Freitas tem sido um parceiro decisivo de ações que impulsionam o turismo. O Fortal é um exemplo de evento que, além de aquecer a economia local, valoriza nossa identidade cultural, gera oportunidades e estimula o fluxo turístico ao longo do ano”, reforça Eduardo Bismarck.
Para além dos impactos econômicos imediatos, o Fortal representa uma vitrine poderosa para o talento artístico local e para a tradicional hospitalidade cearense. A cada edição, o evento contribui para consolidar a imagem do Ceará como um destino festivo, criativo e alinhado com as novas demandas do turismo contemporâneo – onde experiência, autenticidade e infraestrutura caminham lado a lado.
Mais notícias
Veto derrubado



























