ECONOMIA
Banco Central prevê impacto limitado das tarifas dos EUA, mas teme escalada nas tensões
Por Redação - Em 21/07/2025 às 5:05 PM

Especialistas projetam que o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil pode ser reduzido entre 0,2 e 0,6 ponto percentual FOTO: Agência Brasil
O Banco Central avalia que as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros terão impacto restrito na economia do país, segundo fontes próximas ao órgão ouvidas pela CNN. Apesar disso, a autoridade monetária monitora de perto o cenário, temendo que uma escalada nas medidas entre os dois países possa agravar os efeitos negativos.
Especialistas projetam que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode ser reduzido entre 0,2 e 0,6 ponto percentual caso as tarifas entrem em vigor. O impacto é considerado relevante, mas não causaria alterações estruturais significativas na economia.
Nos últimos dias, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro sugeriram possíveis retaliações, como bloqueio de GPS, satélites e ações contra o setor bancário, o que poderia aumentar os riscos para o país.
As tensões diplomáticas aumentaram após a Polícia Federal deflagrar uma operação contra Bolsonaro e os EUA suspenderem o visto do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Mais notícias
Conexão Criativa



























