CONFORTO E SEGURANÇA
Fortal 2025 anuncia megaestrutura com mais de 2 mil agentes públicos no evento
Por Marcelo Cabral - Em 23/07/2025 às 2:56 PM

Colombo Cialdini ressaltou a importância do trabalho coletivo para a grande festa Foto: Portal IN
O empresário Colombo Cialdini, sócio-fundador do Fortal, comandou nesta quarta-feira (23) a apresentação do Plano Operacional da 32ª edição da micareta, que promete ser a maior de todos os tempos. Para assegurar o bem-estar dos foliões, o Fortal 2025 contará com o engajamento de 2.075 agentes públicos atuando em diversas frentes – segurança, saúde, controle do trânsito, fiscalização, entre outras.
“Queria agradecer ao governador Elmano de Freitas e ao prefeito Evandro Leitão pelo total apoio ao nosso evento, enviando equipes de tantos órgãos públicos que vão garantir a segurança e a tranquilidade do Fortal 2025. Afinal, o evento atrai milhares de turistas para se divertir na maior micareta do Brasil”, afirma Cialdini, acompanhado de seu sócio, Ailton Júnior.
Representando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o delegado Harley Filho destacou o incremento de 12% no efetivo de segurança em comparação com o ano anterior, totalizando 995 servidores das forças estaduais – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SSPDS. “Esse contingente será mobilizado ao longo dos quatro dias de festa, após várias reuniões de alinhamento operacional”, pontua.
À frente do policiamento ostensivo, o coronel Níbio Araújo, da Polícia Militar, detalhou que as operações terão início às 16 horas e seguirão até as 8 horas do dia seguinte. A segurança contará com patrulhamento a pé, viaturas, cavalaria, motos do CPRaio e o suporte aéreo da Ciopaer. “Serão cerca de 215 PMs por dia atuando na região da Cidade Fortal”, informa.
Já a Polícia Civil estará presente com 50 agentes por noite. Segundo o delegado Cléver Farias, a base de plantão será o 2º Distrito Policial (Aldeota), e o local do evento contará com uma Delegacia Móvel, além do estande institucional do programa ‘Meu Celular’ e da ‘Tenda Lilás’, espaço de acolhimento e combate à violência contra mulheres e a comunidade LGBTQIA+. “No ano passado, não houve nenhuma ocorrência registrada no 15º DP, o que demonstra a eficácia do planejamento”, observa.
Fiscalizações e resgate na região da festa
O Corpo de Bombeiros também reforçará a segurança com uma equipe diária de 11 profissionais e quatro viaturas, incluindo um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância de resgate. “Estamos prontos para dar a primeira resposta em qualquer eventualidade”, destaca o coronel Gleidson Rodrigues.
Na área de mobilidade urbana, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) terá 120 agentes diariamente nas imediações do evento, conforme detalhou o coordenador André Luís Barcelos. Eles serão responsáveis por coibir o estacionamento irregular, ordenar o fluxo de veículos e implementar a ‘Operação Lei Seca’.
A Etufor também anunciou medidas para facilitar o deslocamento dos foliões. Segundo Miguel Guimarães, serão disponibilizados dez veículos extras, com destaque para a Linha 840 – que fará a ligação direta entre o Terminal do Papicu e a Cidade Fortal – e seis linhas ‘Corujões’. Ele explica que 100 profissionais estarão envolvidos na operação noturna, todos os dias do evento.
Pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Reginaldo Araújo revelou que 80 servidores estarão em campo diariamente para coibir irregularidades entre ambulantes e garantir o ordenamento em toda a área de entorno da Cidade Fortal.
Representando a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, Amanda Albuquerque anunciou a presença de uma Estação Móvel com equipe multidisciplinar – incluindo assistente social, enfermeira, psicólogo e redutor de danos , para atendimentos itinerantes e ações preventivas.
Já o serviço médico será reforçado com dois mini-postos equivalentes a uma UPA, segundo Sérgio Lepine, do Centro de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar. Serão equipes aptas a realizar pequenas cirurgias e atendimentos emergenciais, inclusive para casos cardíacos. Além disso, duas UTIs móveis, duas ambulâncias, rotas de fuga com batedores e apoio do HGJ, IJF e duas UPAs completam a retaguarda. O plano inclui a atuação de 96 bombeiros civis.
Por fim, a titular da Secretaria Regional 7, Kátia Rodrigues, enfatizou o olhar humanizado da Prefeitura de Fortaleza no trato com os ambulantes. “O prefeito Evandro Leitão nos orientou a apoiar e acompanhar de perto esses trabalhadores. Tudo fruto de um grande esforço coletivo“, conclui.

Representantes de diversos órgãos estaduais e municipais participaram da apresentação do plano
Mais notícias
SUSTENTABILIDADE




























