rede pública de ensino
Evandro lança programa Fortaleza Educa que premia professores e moderniza escolas
Por Aflaudisio Dantas - Em 23/07/2025 às 3:12 PM

O lançamento marca a volta às aulas nas rede de ensino de Fortaleza Fotos: Beatriz Boblitz
O prefeito Evandro Leitão (PT) lançou nesta quarta-feira (23) o programa Fortaleza Educa, uma nova iniciativa da Prefeitura que visa fortalecer a rede municipal de ensino por meio de ações voltadas à valorização dos professores, melhoria da infraestrutura e estímulo à gestão escolar. O anúncio foi realizado na Academia do Professor e marca o retorno às aulas.
Como parte do programa, será instituída uma premiação para professores, com o objetivo de reconhecer práticas pedagógicas de destaque e fortalecer a gestão escolar. A novidade envolve a criação do Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Escola e Sustentabilidade, que agora conta com o lançamento do aplicativo “Diga aí, Escola!”, ferramenta digital que permitirá às escolas comunicar suas percepções sobre aspectos fundamentais como alimentação, infraestrutura, transporte e formação docente.
“Esse projeto reflete a valorização que pretendemos dar aos profissionais durante a nossa gestão, desde o reconhecimento com uma premiação até a melhoria das condições de trabalho, com a climatização. Também vamos entregar novos fardamentos para os alunos. Tudo isso para proporcionar uma ambiência favorável. São ações estratégicas para alcançarmos o patamar que almejamos: transformar Fortaleza na melhor educação do Brasil”, celebrou Evandro.
Também integra o programa um concurso público para o fornecimento de fardamentos escolares, além de uma ação imediata de climatização de 71 unidades escolares e a expansão de vagas em creches públicas, garantindo mais conforto e acessibilidade aos alunos. O Prêmio e o selo “Escola e Sustentabilidade” serão concedidos às unidades que atingirem pelo menos 70% de aproveitamento em critérios relacionados à sustentabilidade na aprendizagem, no aspecto social, administrativo-financeiro e infraestrutural. Ainda, seis escolas se destacarão por distrito, recebendo o título de “Escola Destaque em Gestão”, e haverá um reconhecimento especial à escola com maior pontuação em toda a rede. As instituições participantes também ficarão obrigadas a utilizar o aplicativo para reportar seu progresso e resultados.
Reconhecimento e incentivo

Para secretário de Educação, Idilvan Alencar (ao centro), premiação foi possível graças a otimização de recursos
De acordo com o secretário da Educação, Idilvan Alencar, o objetivo da premiação é melhorar os índices da educação deste ano, além de reconhecer o trabalho dos profissionais. “Muitas vezes, esse dinheiro era usado para comprar ar-condicionado, o que acabava consumindo todo o prêmio. Agora, a Prefeitura vai fornecer os equipamentos e o valor da premiação será destinado diretamente aos professores. R$ 5 mil para cada um. Vamos estabelecer critérios, identificar os aspectos de qualidade. A ideia é reconhecer e motivar”, destacou o secretário.
Mais notícias
Artes cênicas




























