EXPANSÃO DA TRANSNORDESTINA
Sudene anuncia parceria estratégica com R$ 3,5 bilhões em novos investimentos
Por Marcelo Cabral - Em 24/07/2025 às 7:28 PM

Transnordestina vai em ritmo acelerado no Ceará e seguirá para Pernambuco Foto: Divulgação/TLSA
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oficializaram, nesta quinta-feira (24), uma parceria estratégica com foco na reestruturação e expansão da infraestrutura ferroviária em Pernambuco. O acordo contempla a realização de dois estudos técnicos: um voltado ao escoamento de cargas entre os municípios de Salgueiro e Petrolina, e outro à viabilidade da retomada do transporte de passageiros entre Recife e Caruaru.
A formalização da cooperação ocorreu durante o seminário ‘Conexões Transnordestina – A ferrovia que mudará Pernambuco’, realizado no Sertão do estado vizinho. A iniciativa é promovida pela Sudene em parceria com o portal Movimento Econômico e integra a agenda do Governo Federal voltada à revitalização da malha ferroviária nacional. O investimento total estimado é de R$ 3,5 bilhões, já que existem 179 quilômetros com obras finalizadas. A previsão de conclusão é até 2029.
Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, os estudos reforçam o compromisso com a modernização logística e a interiorização do desenvolvimento. “Nosso objetivo é contribuir para as ações de integração regional, ampliando a competitividade e induzindo um modelo de crescimento sustentável e inclusivo no Nordeste”, afirma. Ele destacou ainda que os projetos dialogam diretamente com a nova política nacional de transportes, que reposiciona o modal ferroviário como pilar da transformação econômica e social.
Integração produtiva e conectividade regional
O primeiro estudo técnico concentra-se na criação de um ramal ferroviário entre Petrolina e Salgueiro, onde se conecta à Transnordestina. O objetivo é otimizar o escoamento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco – uma das principais cadeias produtivas da região – e de outros polos agroindustriais locais. A proposta contempla ainda a integração logística com os portos de Suape e Pecém, além da conexão com a hidrovia do Rio São Francisco, potencializando uma malha multimodal eficiente.
Já o segundo estudo analisa a viabilidade da reativação do transporte de passageiros no eixo Recife-Caruaru, um dos mais movimentados de Pernambuco. A pesquisa irá avaliar a demanda atual, revisar o traçado ferroviário desativado e explorar soluções mais modernas, com a possibilidade de um novo percurso acompanhando a BR-232.
Conclusão prevista para 2026
A expectativa é de que ambos os estudos sejam concluídos até o primeiro semestre de 2026. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, celebrou a parceria e ressaltou o papel estratégico das universidades públicas na formulação de soluções para desafios estruturais. “Investir em transporte ferroviário, tanto de cargas quanto de passageiros, é apostar na eficiência, na sustentabilidade e na equidade do desenvolvimento regional”, destaca.
Com foco na sustentabilidade, inovação e integração territorial, os projetos reforçam a vocação da ferrovia como agente de transformação econômica no Nordeste e reposicionam Pernambuco no mapa nacional da infraestrutura logística.
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