RECIPROCIDADE
Presidente da Câmara expressa preocupação com tarifas dos EUA e defende resposta firme
Por Redação - Em 29/07/2025 às 3:40 PM

Na semana passada, Hugo Motta reforçou o apoio do Congresso ao governo na negociação para reverter as tarifas impostas pelos EUA FOTO: Mariana Ramos
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), manifestou, nesta terça-feira (29), preocupação com as tarifas de 50% que os Estados Unidos impõem ao Brasil, classificando-as como medidas protecionistas e interferência em assuntos internos do país. O posicionamento foi feito durante a 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento, na Suíça.
Motta destacou que o Brasil aprovou a Lei de Reciprocidade Econômica, que permite responder a práticas discriminatórias contra produtos brasileiros. “É uma resposta serena, mas firme”, afirmou.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sugeriu que Motta pode ser alvo de sanções americanas pela Lei Magnitsky, que suspende vistos de autoridades. Segundo ele, a anistia aos envolvidos no ataque de 8 de janeiro no Brasil pode influenciar essa decisão.
Na semana passada, Motta reforçou o apoio do Congresso ao governo na negociação para reverter as tarifas impostas pelos EUA, que entram em vigor em 1º de agosto, sem previsão de adiamento. Apesar da visita de senadores americanos ao Brasil, um acordo parece distante.
Motta ainda comentou o cenário global, marcado por “crescentes tensões geopolíticas, intolerância, protecionismo e enfraquecimento do multilateralismo”, ressaltando a importância da união entre os poderes para enfrentar a crise.
Mais notícias
Assinatura Gourmet




























