89,7 PONTOS
Confiança do setor de serviços cai ao menor nível em três anos
Por Redação - Em 30/07/2025 às 1:00 PM

Mesmo com uma leve alta na percepção sobre a demanda atual, o sentimento geral entre os empresários é de cautela FOTO: Freepik
A confiança do setor de serviços no Brasil voltou a recuar em julho e atingiu 89,7 pontos, o menor nível desde maio de 2021, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança de Serviços (ICS) teve queda de 1 ponto em relação a junho, já considerando os ajustes sazonais.
O recuo é reflexo da combinação entre percepção negativa sobre o cenário atual e expectativas mais pessimistas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 0,4 ponto e marcou 92,3 — o pior resultado desde fevereiro de 2022. Já o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 1,6 ponto e foi a 87,2 pontos.
Mesmo com uma leve alta na percepção sobre a demanda atual (alta de 0,6 ponto, para 93,3), o sentimento geral entre os empresários é de cautela. A avaliação sobre a situação dos negócios caiu 1,4 ponto, para 91,3 — menor nível desde setembro de 2021.
Do lado das projeções, os dois principais indicadores também recuaram: a expectativa de demanda para os próximos três meses caiu 0,2 ponto (87,9) e a tendência dos negócios para seis meses à frente encolheu 3 pontos (86,5).
“A incerteza econômica e o cenário de juros altos continuam pesando sobre o setor. O sentimento de desaceleração já é percebido de forma ampla”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.
A sondagem foi realizada com 1.331 empresas entre os dias 1º e 28 de julho. A próxima atualização do índice será divulgada em 28 de agosto.
Mais notícias
Registro Natalino



























