PLANO DE CONTINGÊNCIA

Governo avalia comprar excedentes de exportações afetadas por tarifa dos EUA

Por Redação - Em 05/08/2025 às 12:30 PM

Grãos De Café

Segundo relatos, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, mencionou itens como café, frutas, pescados e mel

O governo federal estuda a compra de produtos que deixem de ser exportados aos Estados Unidos devido à tarifa de 50% imposta pelo presidente americano Donald Trump. A medida foi discutida em reunião com setores produtivos nesta segunda-feira (4).

Segundo relatos, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, mencionou itens como café, frutas, pescados e mel como possíveis alvos das compras governamentais. A proposta ainda não tem critérios ou volumes definidos.

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, confirmou que o plano de contingência pode incluir compras públicas para socorrer empresas afetadas.

A ideia ganhou força após sugestão do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e apoio da ministra Gleisi Hoffmann. Para ser viabilizada, a medida exigiria mudanças legais, já que o modelo atual prioriza compras por menor preço e produtos da agricultura familiar.

O governo cogita direcionar os alimentos para merenda escolar ou programas como o PAA, voltado a pessoas em situação de insegurança alimentar.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business