EFICIÊNCIA TRIBUTÁRIA
Ceará mantém destaque no Nordeste, mas perde posições no ranking nacional de retorno de impostos
Por Redação - Em 05/08/2025 às 11:48 AM

A pesquisa aponta que estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam maior dificuldade de arrecadação devido a economias menos diversificadas
O Ceará ocupa a segunda colocação no Nordeste em retorno de impostos à população, mas caiu da 12ª para a 16ª posição no ranking nacional. Os dados são do Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), com base em dados de 2022.
O Irbes avalia a eficiência dos estados em transformar arrecadação tributária em qualidade de vida, cruzando informações de carga tributária e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entre os melhores colocados estão Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto Maranhão, Pará e Alagoas figuram nas últimas posições.
A pesquisa aponta que estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam maior dificuldade de arrecadação devido a economias menos diversificadas, baseadas em atividades primárias. O levantamento não considera repasses federais e usa dados de instituições como IBGE, Confaz e PNUD.
Mais notícias
Impacto econômico




























