EXPANSÃO REGIONAL
Ceará consolida sua posição de destaque na geração de empregos na indústria
Por Marcelo Cabral - Em 08/08/2025 às 2:58 PM

Indústria cearense segue promovendo a geração de empregos formais Foto: Tiago Stille/Casa Civil
A indústria cearense registrou um desempenho expressivo no cenário regional, no primeiro semestre, alcançando o segundo maior saldo de empregos formais do Nordeste. Entre janeiro e junho, foram criados 5.030 novos postos de trabalho, no melhor resultado para o setor desde 2020. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o avanço reflete uma política consistente de atração e retenção de investimentos. “O Ceará tem se consolidado como um estado competitivo, oferecendo infraestrutura robusta e um ambiente de negócios sustentável. Esse resultado é fruto do trabalho coordenado pelo governador Elmano de Freitas para fortalecer a indústria e ampliar oportunidades”, afirma.
No ranking nordestino, o Ceará ficou atrás apenas da Bahia, que contabilizou 13.575 novos empregos. Rio Grande do Norte (2.518), Piauí (2.225) e Maranhão (2.038) completam a lista dos cinco estados da região com maior geração de postos de trabalho no período. No recorte Norte/Nordeste, o desempenho cearense garantiu a terceira colocação, superado apenas por Bahia e Amazonas (5.959).
De acordo com o diretor de Fomento da Adece, Luís Eduardo Barros, a evolução está fortemente associada às políticas de incentivos fiscais e patrimoniais do Governo do Estado. “Os setores que mais contrataram são justamente os que receberam apoio estratégico. São empregos que sustentam famílias, geram renda e impulsionam o desenvolvimento local, com efeito multiplicador sobre outras áreas da economia”, destaca.
Entre os segmentos que mais resultaram em geração de novas vagas celetistas, estão alimentos (840), produtos químicos (565), produtos de metal (521) e materiais plásticos (422). Todos foram contemplados com pleitos aprovados na última reunião do Condec (Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará), realizada no mês passado.
Mais notícias
Trilha do weekend




























