políticas de inclusão
Evandro Leitão inaugura Centro de Diagnóstico Espaço Girassol; rede contará com mais 12 unidades em Fortaleza
Por Marlyana Lima - Em 11/08/2025 às 6:05 PM

Durantea inauguração, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com políticas de inclusão – Fotos: Beatriz Boblitz
O prefeito Evandro Leitão inaugurou, nesta segunda-feira (11), o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, no bairro Edson Queiroz. Este é o primeiro equipamento físico do projeto, que contará ainda com 12 espaços de acompanhamento e terapia distribuídos por todas as Regionais de Fortaleza. A cerimônia de abertura reuniu a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, a primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, a vice-governadora do Estado, Jade Romero, e a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar.
Durante o evento, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com políticas de inclusão, anunciando que, já na próxima semana, será entregue o primeiro Espaço Girassol na Policlínica Eloy, no bairro Bonsucesso.
“Iniciamos hoje a concretização de um sonho. O Centro de Diagnóstico é o início de mais 12 entregas que iremos fazer na nossa gestão. Trabalhamos com a perspectiva de que havia um grande vácuo no acolhimento do poder público, que não estava atendendo as pessoas com deficiência de forma adequada. A Prefeitura agora conta com esse belo espaço, que fará o contato inicial e o diagnóstico, encaminhando os pacientes para outros espaços de tratamento”, celebrou Evandro.
Atendimento e acolhimento especializados
Os atendimentos tiveram início logo após a inauguração. A avaliação de casos suspeitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras demandas psíquicas será realizada por uma equipe multidisciplinar e especializada. O prefeito também informou que a gestão deverá convocar mais profissionais para atuar tanto nas unidades de tratamento como na rede de apoio psicossocial, composta por Cras, Creas e Caps, que estão em processo de reestruturação.
“Os profissionais que irão trabalhar aqui já fazem parte da nossa rede. Além disso, estamos contratando mais profissionais especializados para a Saúde, que atuarão em outros equipamentos, além do mais 260 da Raps, que irão atuar nos 16 Caps de Fortaleza, atualmente em processo de recuperação total”, concluiu.

Cristiane Leitão destacou que a unidade começa as atividades com capacidade para atender 1.500 pessoas por mês
A primeira-dama de Fortaleza e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, destacou que a unidade começa as atividades com capacidade para atender 1.500 pessoas por mês, número que será ampliado gradualmente até alcançar a meta de 3.300 atendimentos mensais.
“São 1.500 pessoas atendidas, mas vamos ampliar gradualmente à medida que novos profissionais forem integrados às equipes. Logo no início da nossa gestão, nos meses de janeiro e fevereiro, identificamos que havia cerca de 23.700 pessoas na fila para conseguir um laudo. Agora, esse número está perto de 30 mil. Daí a urgência de inaugurarmos este Centro de Diagnóstico Espaço Girassol”, ressaltou.
Impacto na fila de diagnósticos
A vice-governadora Jade Romero elogiou a iniciativa e pontuou que o equipamento terá impacto direto na fila de diagnósticos. “Quero parabenizar a Prefeitura de Fortaleza por essa iniciativa, que vai desafogar a emissão de laudos no nosso estado, promovendo inclusão e o cuidado necessário para as famílias neurodivergentes. Sabemos que essa demanda está muito concentrada em Fortaleza, mas, no interior, ainda há necessidades que diversos prefeitos têm buscado atender por meio de iniciativas com total apoio do Governo do Estado”.
Para ter acesso ao atendimento, a orientação é procurar inicialmente o posto de saúde mais próximo, realizar consulta com clínico geral ou pediatra e, caso haja necessidade, o profissional fará o encaminhamento para o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol.

Inauguração foi prestiagada por autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto
A coordenadora do Espaço Girassol, Sáskya Vaz, comentou sobre as reformas estruturais: “A estrutura foi totalmente renovada, contando agora com salas de avaliação para que possamos atender as crianças com total precisão. São cinco salas de avaliação, além de espaços de lazer, rampas e uma equipe estruturada para atender as demandas. O equipamento funcionará como um filtro, realizando os encaminhamentos para toda a nossa rede”.
Mais notícias
Veto derrubado



























