FOSFATO E URÂNIO

Adece e Galvani Fertilizantes avançam em tratativas sobre a Mina de Itataia

Por Marcelo Cabral - Em 12/08/2025 às 12:05 PM

Danilo Serpa recebeu os representantes da Galvani nesta segunda-feira              Foto: Divulgação/Adece

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, recebeu na tarde desta segunda-feira (11), representantes da Galvani Fertilizantes para uma reunião estratégica dedicada ao andamento do Projeto Santa Quitéria. Trata-se de uma iniciativa conduzida em parceria com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em parceria com a Galvani, que deve impulsionar a economia de toda aquela região do território cearense.

O empreendimento visa à exploração da Mina de Itataia, situada em Santa Quitéria, considerada a maior reserva de fosfato associado a urânio do Brasil. O projeto tem como meta promover a produção de fertilizantes e a geração de energia elétrica, fomentando a criação de empregos qualificados e o incremento da receita estadual, além de estimular o desenvolvimento socioeconômico regional.

Segundo o presidente da Adece, o encontro serviu para apresentar os progressos já alcançados, com destaque para a performance na geração de empregos diretos e indiretos, além do impacto positivo esperado na economia local e estadual. “O andamento dos trabalhos do projeto foi apresentado na Adece, bem como a geração de empregos diretos e indiretos, além do potencial para movimentar a economia local e estadual, promovendo avanços em infraestrutura e capacitação profissional naquela região”, ressalta Danilo Serpa.

Já o gerente Corporativo de Licenciamento e Meio Ambiente da Galvani, Christiano Brandão, reforçou a expectativa de que o processo da Mina de Itataia avance de forma consistente nos próximos meses. “Nosso objetivo, neste momento, foi atualizar o status do licenciamento. A expectativa é obter a licença prévia ainda em 2025, viabilizando a próxima etapa rumo à produção de fertilizantes essenciais para o desenvolvimento do Ceará, a partir deste projeto”, afirma, que estava acompanhado de Sylvia Tabarin, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade.

“Estivemos aqui para conversar mais uma vez com o presidente Danilo Serpa, grande entusiasta do Projeto Santa Quitéria e que, ao longo de toda essa jornada, tem nos ajudado a organizar todo esse processo aqui no Ceará. Este projeto será um grande indutor de desenvolvimento para o Estado e também para o Brasil. Nada melhor do que a própria Adece conduzindo e destacando todas essas importantes frentes aqui”, complementa Christiano Brandão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business