Primeira fábrica

Com três lançamentos no gatilho, GWM inaugura sua primeira fábrica no Brasil

Por Jota Pompílio - Em 18/08/2025 às 9:15 AM

Inauguracao Fabrica Gwm Em Iracemapolis Sp

O presidente Lula esteve na inauguração da fábrica GWM em Iracemápolis (SP).

O que era falado em 2023, a GWM concretizou na última sexta-feira com a inauguração de sua fábrica no país. A linha de montagem que já foi da Mercedes-Benz foi inaugurada em Iracemápolis (SP) com a presença do presidente Lula e muitas menções ao MOVER e ao Programa Mobilidade Verde. Sobre os modelos, o foco inicial da brand chinesa deverá ser na linha de SUVs Haval, contemplando os H6 PHEV, HEV e a versão cupê GT. A marca tem duas linhas de montagem prontas e capacidade para montar 30.000 carros em 2026

Gwmpoer6

Picape Poer está nos planos para ser montada localmente.

Além do Haval H6, a picape híbrida Poer e o Haval H9, SUV híbrido de grande porte, devem chegar “em breve”. Ainda em 2025, a GWM ainda prometeu a estreia de mais uma de suas marcas: a Wey, com o SUV 07. A GWM promete que Poer e H9 se juntarão futuramente ao Haval H6 e serão nacionalizados em algum ponto.

A linha de utilitários deverá estrear a motorização 1.5 turbo flex, tanto para o híbrido quanto para o híbrido plug-in. Hoje, apenas a Toyota – com Corolla e Corolla Cross – oferece híbridos flex, mas são plenos, não plug-ins como os Haval H6. Segundo a GWM, a produção já existe, mas está se ampliando com mais contratações e fornecedores locais. A empresa usará a fábrica no interior paulista como pólo de exportação para países da região. A capacidade produtiva chegará a até 50.000 unidades por ano.

A estratégia da GWM inclui uma abordagem inédita no Brasil, ao lançar a Poer e o Haval H9 equipados com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas, combinados com tração 4×4. Esse conjunto mecânico é utilizado em outros mercados da Ásia e Oceania, onde entrega 186 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, mas a marca indica que os números podem ser ajustados para o mercado brasileiro.

Atualmente, a GWM Brasil tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dos primeiros veículos, caso de empresas como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road