Estratégia diplomática
Putin poderá ter imunidade temporária para participar de conferência de Paz na Suíça
Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/08/2025 às 2:00 AM

Vladmir Putin pode receber imunidade suíça. Foto: Sputinik/Graviil Grigorov/Reuters
O presidente russo, Vladimir Putin, poderá ganhar imunidade suíça, em vista do mandado de prisão pendente contra o líder russo, expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), se comparecer a uma conferência de paz no país. A declaração foi dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Suíça, Ignazio Cassis, durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Antonio Tajani, em Berna.
Em 2023, o TPI emitiu um mandado de captura contra Putin, acusando-o de envolvimento no “rapto de crianças ucranianas” em regiões da Ucrânia invadidas por tropas russas e posteriormente deportadas para a Rússia.
O ministro Cassis afirmou que a garantia está amparada por novas regras aprovadas em 2024, que permitem imunidade a indivíduos com mandado de detenção internacional em aberto, quando participam de conferências de paz organizadas em território suíço. No entanto, ele destacou que a regra não se aplica a deslocamentos “por motivos pessoais”.
As declarações da diplomacia suíça surgem um dia após o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Washington. Já nessa terça-feira (19), os 27 líderes da União Europeia devem “fazer um balanço” das reuniões realizadas na capital norte-americana sobre a situação na Ucrânia.
Mais notícias
Conexão Criativa



























