2º CEI da gestão
Evandro Leitão inaugura centro de educação que homenageia família Ferreira Gomes
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/08/2025 às 3:26 PM

Inauguração do CEI José Euclides Ferreira Gomes, no bairro Jangurussu. Foto: Beatriz Boblitz
Na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), entregou o Centro de Educação Infantil (CEI) José Euclides Ferreira Gomes, no residencial de mesmo nome, no bairro Jangurussu. Estiveram presentes no evento várias autoridades, incluindo a secretária de Mulheres do Ceará, Lia Gomes, e o irmão, Ivo Gomes, ex-prefeito de Sobral, netos de Euclides Gomes.
Em seu discurso, Evandro Leitão destacou a importância do equipamento para a região. “Todos nós sabemos que o Grande Jangurussu é uma das regiões mais vulneráveis socialmente de Fortaleza. E é importante que a gente possa fazer a ocupação desse espaço com equipamentos da Prefeitura e do Governo do Estado”, defendeu.
O prefeito falou também sobre as próximas inaugurações previstas. “Ainda temos mais dois CEIs para entregar nos próximos 20 dias, no Conjunto Ceará, e outro no Mondubim até o fim do ano. Além disso, contamos com as creches conveniadas, em torno de duas mil vagas”, explicou.
Para o secretário da Educação, Idilvan Alencar, a expansão traz impacto social. “Em sete meses, 2.500 vagas em creches. Isso é investimento, só na rede conveniada, de R$ 10 milhões. Não estamos só inaugurando equipamentos, estamos transformando eles para abrirem novas vagas, ampliando. Isso causa um grande impacto social”.
Homenagem à família Ferreira Gomes
O Centro de Educação Infantil (CEI) e o residencial rendem homenagem a José Euclides Ferreira Gomes (1876-1962), sobralense, ex-deputado estadual e patriarca de uma família de peso da política cearense. Ele é avô do senador Cid Gomes (PSB), do ex-governador Ciro Gomes (PDT), do ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e da secretária de Mulheres do Ceará, Lia Gomes.
Lia, presente à inauguração, ressaltou a importância da homenagem. “É um orgulho muito grande ver o nome do meu avô neste equipamento. Hoje já sabemos, pois os estudos mostram, que o cérebro da criança desenvolve, nessa fase, a maior parte das conexões que vão impactar tanto na inteligência e na cognição, quanto na parte emocional, formando crianças mais calmas, pacíficas e menos propensas à violência. Por isso, este é um equipamento de grande importância para este conjunto”, destacou.
Mais notícias
Cuidado Integrado




























