Estratégia nacional
Governo do Ceará aposta em tecnologia, inteligência e debate nacional com líderes da Polícia Civil
Por Julia Fernandes Fraga - Em 26/08/2025 às 4:49 PM

O governador Elmano de Freitas abriu o 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil em Fortaleza. Fotos: Carlos Gibaja/Casa Civil
Teve início, nesta terça-feira (26), no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, o 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil. O evento segue até sexta-feira (29) e transforma o Ceará em palco central do debate sobre inovação, uso de tecnologia e estratégias no combate ao crime organizado.
Fortaleza sedia encontro nacional de tecnologia e inteligência da Polícia Civil
Na abertura, o governador Elmano de Freitas (PT) deu as boas-vindas às delegações de todo o país e ressaltou a importância da integração entre os estados. “Alegria de receber o encontro em Fortaleza e parabenizo a organização pela iniciativa. Reunir os delegados-gerais de Polícia Civil com a inteligência e a TI é uma ideia muito positiva”, destacou.
O governador também enfatizou a necessidade de cooperação entre as forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado. “O povo cearense lhes é muito grato pelas ações realizadas em conjunto, com a colaboração ou de informações ou de ações dos seus estados, ajudando as forças de segurança do Ceará. Tenho plena convicção de que a possibilidade de ação conjunta nos é cobrada, nos é exigida e é o único caminho de enfrentamento ao crime no Estado brasileiro”, declarou Elmano.
Também estiveram presentes na abertura do 4º Encontro, o presidente do Conselho Nacional (Concpc) e delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; o procurador-geral de Justiça, Harley Carvalho, e outras autoridades ligadas ao sistema de justiça e segurança.
Atuação da PCCE

Delegado-geral da PCCE e presidente do Concpc, Márcio Gutiérrez, é o anfitrião do Encontro Nacional em 2025.
Nos últimos anos, o Estado do Ceará ampliou a área de inteligência de 135 para 791 cargos e lançou dois concursos públicos, com 500 vagas para oficial investigador e 100 para delegado. Foram criados o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri), duas Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (Draco), além de 20 seccionais e 30 setores de inteligência.
Nesse sentido, de acordo com o delegado-geral da PCCE e presidente do Concpc, Márcio Gutiérrez, o debate do 4º Encontro Nacional será fundamental para a montagem de um plano nacional contra o crime organizado.
“Para a gente é motivo de muito orgulho trazer esse encontro para cá, marcado por debates na área da segurança pública. Vamos debater tecnologias e ferramentas para que a gente consiga combater melhor o crime organizado, identificar autores de crimes e localizar foragidos. Tudo isso está em pauta, além de pensarmos em como vamos contribuir com ideias e estratégias para termos um plano nacional que contemple o enfrentamento ao crime organizado de forma mais dura e eficiente”, destacou Gutiérrez.
Mais notícias
Conexão Criativa



























