Ranking de Competitividade 2025

Educação mantém Ceará entre os melhores do Brasil; Sobral é referência nacional

Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/08/2025 às 3:52 PM

Inaug Escola Estadual De Ensino Profissional Redencao

Educação do Ceará se mantém como destaque nacional. Foto: Davi Pinheiro/Governo do Ceará

O Ceará permanece como um dos destaques nacionais no pilar Educação do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. Apesar de uma queda de três posições — agora na 5ª colocação nacional em Educação — o estado continua a liderar em indicadores como o Índice de Oportunidade da Educação e é vice-líder em Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio. 

O estudo mostra avanços importantes também em Infraestrutura (+6, 9º lugar), Potencial de Mercado (+5, 21º), Solidez Fiscal (+4, 12º), Capital Humano (+1, 20º) e Eficiência da Máquina Pública (+1, 17º).

No entanto, o levantamento aponta fragilidades em outras áreas. O estado registrou quedas mais acentuadas nos eixos de Inovação (-6 posições, 13º lugar) e Sustentabilidade Ambiental (-6 posições, 18º lugar).

No cômputo geral, o Ceará manteve a 14ª posição nacional, a mesma de 2024, sendo o terceiro mais competitivo do Nordeste, atrás de Paraíba (11º) e Sergipe (12º).

Esta é a 14ª edição do ranking, que avalia as 27 unidades federativas a partir de 100 indicadores distribuídos em dez áreas fundamentais para competitividade e gestão pública. 

Sobral em evidência

Seguindo o desempenho estadual está o município de Sobral, que voltou a se destacar no Ranking de Competitividade dos Municípios, também organizado pelo CLP. A cidade saltou da 161ª para a 76ª posição nacional, sendo a melhor colocada do Ceará. O destaque é a Qualidade da Educação, indicador em que Sobral lidera pelo quinto ano consecutivo, consolidando-se como referência no Brasil.

Mas, outros municípios cearenses também se sobressaíram na lista. No Acesso à Educação, Eusébio (5º), Iguatu (6º) e Aquiraz (10º) figuram entre os dez melhores do País. Barbalha aparece em 6º lugar em Meio Ambiente, enquanto Quixeramobim ocupa a 8ª posição em Inserção Econômica. Já a capital, Fortaleza, figura como o segundo município cearense mais bem colocado, na 97ª posição geral, com destaque para o Funcionamento da Máquina Pública (10º lugar).

No total, 14 municípios do Ceará participaram do estudo, que avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder