Ranking de Competitividade 2025
Educação mantém Ceará entre os melhores do Brasil; Sobral é referência nacional
Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/08/2025 às 3:52 PM

Educação do Ceará se mantém como destaque nacional. Foto: Davi Pinheiro/Governo do Ceará
O Ceará permanece como um dos destaques nacionais no pilar Educação do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. Apesar de uma queda de três posições — agora na 5ª colocação nacional em Educação — o estado continua a liderar em indicadores como o Índice de Oportunidade da Educação e é vice-líder em Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio.
O estudo mostra avanços importantes também em Infraestrutura (+6, 9º lugar), Potencial de Mercado (+5, 21º), Solidez Fiscal (+4, 12º), Capital Humano (+1, 20º) e Eficiência da Máquina Pública (+1, 17º).
No entanto, o levantamento aponta fragilidades em outras áreas. O estado registrou quedas mais acentuadas nos eixos de Inovação (-6 posições, 13º lugar) e Sustentabilidade Ambiental (-6 posições, 18º lugar).
No cômputo geral, o Ceará manteve a 14ª posição nacional, a mesma de 2024, sendo o terceiro mais competitivo do Nordeste, atrás de Paraíba (11º) e Sergipe (12º).
Esta é a 14ª edição do ranking, que avalia as 27 unidades federativas a partir de 100 indicadores distribuídos em dez áreas fundamentais para competitividade e gestão pública.
Sobral em evidência
Seguindo o desempenho estadual está o município de Sobral, que voltou a se destacar no Ranking de Competitividade dos Municípios, também organizado pelo CLP. A cidade saltou da 161ª para a 76ª posição nacional, sendo a melhor colocada do Ceará. O destaque é a Qualidade da Educação, indicador em que Sobral lidera pelo quinto ano consecutivo, consolidando-se como referência no Brasil.
Mas, outros municípios cearenses também se sobressaíram na lista. No Acesso à Educação, Eusébio (5º), Iguatu (6º) e Aquiraz (10º) figuram entre os dez melhores do País. Barbalha aparece em 6º lugar em Meio Ambiente, enquanto Quixeramobim ocupa a 8ª posição em Inserção Econômica. Já a capital, Fortaleza, figura como o segundo município cearense mais bem colocado, na 97ª posição geral, com destaque para o Funcionamento da Máquina Pública (10º lugar).
No total, 14 municípios do Ceará participaram do estudo, que avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.
Mais notícias
Conexão Criativa



























