RELAÇÕES BILATERAIS
Brasil amplia cooperação com México e abre mercado para produtos do agronegócio
Por Redação - Em 29/08/2025 às 3:31 PM

A missão oficial brasileira resultou na abertura das exportações de farinhas bovina e suína, enquanto o país passou a autorizar a entrada de atum mexicano
O Brasil fechou novos acordos comerciais com o México para fortalecer a presença do agronegócio no mercado internacional. A missão oficial brasileira resultou na abertura das exportações de farinhas bovina e suína, enquanto o país passou a autorizar a entrada de atum mexicano.
Além da liberação de produtos, os dois governos avançaram na atualização dos Acordos de Complementação Econômica (ACEs 53 e 55), em vigor desde 2002, com o objetivo de modernizar as regras bilaterais. Também ficou garantida a continuidade do Pacic, programa mexicano que assegura fluxo de exportações e facilita a entrada de novos produtos.
Na área sanitária, o Brasil conseguiu negociar protocolos para a gripe aviária. O México se comprometeu a adotar medidas de regionalização, restringindo eventuais embargos apenas às áreas afetadas, com prazo de até dez dias para avaliação.
A missão incluiu ainda a assinatura de um memorando de entendimento entre os ministérios da Agricultura dos dois países e uma declaração de intenções voltada ao setor de biocombustíveis. Está prevista, para os próximos meses, a realização de auditorias em frigoríficos brasileiros de bovinos, aves e suínos interessados em vender para o México.
A comitiva brasileira foi liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e contou com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Mais notícias
BANCO CENTRAL




























