Primeira edição
Ceará reconhece empresas e municípios com Selo de Equidade de Gênero e Inclusão
Por Julia Fernandes Fraga - Em 30/08/2025 às 1:56 PM

Governo do Ceará entrega Selo a organizações que promovem equidade de gênero. Foto e infográficos: Casa Civil/Reprodução/Redes sociais
O Governo do Ceará entregou, nessa sexta-feira (29), o Selo de Equidade de Gênero e Inclusão 2025/2026, durante cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A iniciativa, promovida pela Secretaria das Mulheres, certifica empresas, organizações da sociedade civil e órgãos públicos que desenvolvem projetos e programas voltados para a promoção da igualdade de gênero e inclusão social.
Na primeira edição da premiação, foram reconhecidas instituições em três categorias — Ouro, Prata e Bronze — além da entrega do Selo Especial Premium a 24 empresas que ampliaram a licença-maternidade e de Menção Honrosa a 43 municípios que cumprem metas do programa Ceará Por Elas.
Foram entregues, ainda, 155 certificados do projeto Empodera e cheques simbólicos do Capital Semente, iniciativa que apoia financeiramente mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade. O projeto, voltado para mulheres de 18 a 55 anos é dividido em três fases: Fortalecimento Emocional, Empoderamento Econômico e Incubadora.
Inclusão e transformação social
Durante a cerimônia, o governador Elmano de Freitas pontuou que o Selo representa um avanço na luta pela equidade. “As mulheres cearenses são as protagonistas dessa conquista. Estamos lutando para que a sociedade faça justiça às pessoas que são a maioria: as mulheres”, declarou.
Também presente, a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, destacou o papel estratégico das empresas na promoção da igualdade.
“São empresas que, além da função social de gerar empregos e movimentar a economia, têm desenvolvido projetos como, por exemplo, a ampliação das licenças maternidade e paternidade, oferta de locais adequados para amamentação, além de outras iniciativas relacionadas a percentuais de cargos de liderança ocupados por mulheres”, explicou Jade.
Já a secretária das Mulheres, Lia Gomes, ressaltou o fortalecimento de políticas públicas para a autonomia feminina. “Trabalhamos essa questão com o empreendedorismo. Em 2025, o Ceará Credi vai investir R$62 milhões para que mulheres abram pequenos negócios. Também investimos em cursos de capacitação em diversas áreas”, informou.
Instituições premiadas
Entre as organizações reconhecidas estão, dentre outras, o Instituto Maria da Hora (IMH) na categoria Selo Ouro/Premium, e a ArcelorMittal Pecém na categoria Selo Prata.
Para a gerente de Pessoas, Cultura, Relações Trabalhistas e Remuneração da ArcelorMittal, Patrícia Rodrigues, o reconhecimento reflete a política de diversidade da empresa.
“Nós temos dois projetos importantes, o desenvolvimento de novas lideranças e mentoria feminina. Além disso, no ano passado, promovemos o nosso programa de estágio com 30 vagas afirmativas para mulheres estudantes de Engenharias. Em 2020, firmamos compromisso com a ONU Mulheres, com o objetivo de chegar a 25% de mulheres na liderança até 2030”, detalhou Patrícia.

Lista de premiados com o Selo.

Lista de municípios que receberam menção honrosa.
Mais notícias
Conexão Criativa



























