Gestão conectada
João Campos e Hugo Motta assinam acordo para levar modelo digital do Recife à Câmara
Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/09/2025 às 1:17 PM

João Campos e Hugo Motta assinam acordo de cooperação técnica para transformação digital na Câmara dos Deputados. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), assinaram nesta quarta-feira (4), em Brasília, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de estratégias conjuntas de transformação digital. O objetivo é modernizar os serviços da Câmara, tornando-os mais eficientes para cidadãos, servidores e parlamentares.
Segundo Motta, a iniciativa busca deixar um legado de modernização.
“Queremos fazer uma interação que traga um Parlamento mais produtivo e que possa ser exemplo de transformação digital. Queremos deixar um legado de modernização e mais eficiência dos serviços, porque aqui na Câmara temos vários mundos: o mundo dos servidores, dos parlamentares, dos gabinetes e temos a sociedade civil que busca estar conectada com as pautas, os projetos de lei e os serviços que a Câmara tem que desempenhar”, afirmou.
Ele destacou o exemplo da capital pernambucana, que conseguiu simplificar processos burocráticos. Para Hugo Motta, a experiência do Recife mostra que “quando há interesse público e vontade política, é possível construir as grandes transformações que o Brasil precisa”.
O prefeito João Campos, por sua vez, explicou que a prefeitura desenvolveu um sistema digital que integra todos os serviços em um único portal. “A melhor forma de defender a democracia é melhorar a aproximação do cidadão com o serviço público. Quando se entrega um serviço transparente e próximo, ele será aprovado. A tecnologia tem que vir nesse espírito”, completou.
Próximos passos
Os primeiros resultados da cooperação técnica, de acordo com o diretor-geral da Câmara, Guilherme Brandão, já devem ser vistos em novembro. O acordo será conduzido pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e pela Empresa Municipal de Informática do Recife. O prazo de vigência é de 24 meses, podendo ser prorrogado, e não envolve transferência de recursos financeiros.

Autoridades presentes à assinatura do ACT Câmara-Recife, em Brasília.
Mais notícias
referência italiana




























