Cinema em luto

Morre, aos 89 anos, o ator e diretor americano Robert Redford

Por Paulla Pinheiro - Em 16/09/2025 às 10:00 AM

Robert Redford

Robert Redford

Robert Redford, ator, diretor e um dos nomes mais influentes da sétima arte, morreu aos 89 anos em sua casa, nesta terça-feira (16), em Sundance, nas montanhas de Utah, cercado pela família. A notícia foi confirmada por sua representante à imprensa americana. A causa não foi revelada, mas ele partiu enquanto dormia.

Consagrado desde os anos 1960, Redford construiu uma carreira que atravessou seis décadas e transformou sua imagem em sinônimo de carisma e elegância. Protagonizou clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976). Em 1980, levou o Oscar de melhor diretor por Gente como a Gente e, em 2002, recebeu a estatueta honorária, reconhecido como inspiração para cineastas do mundo inteiro.

Fundador do Instituto Sundance e do festival que leva o mesmo nome, Redford foi peça-chave para o fortalecimento do cinema independente. Também se destacou pelo engajamento em causas ambientais e sociais, sem nunca se deixar capturar por rótulos. Recluso em sua fazenda em Utah, manteve a vida privada distante dos holofotes, mas seguia sendo referência de integridade artística.

Em 2018, anunciou a aposentadoria, despedindo-se dos sets com O Velho e a Arma. Sua última aparição, no entanto, foi em Vingadores: Ultimato (2019), filme que selou o encerramento de uma trajetória múltipla, feita de personagens inesquecíveis e da defesa incondicional da arte como espaço de liberdade.

Robert Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, duas filhas, além do legado de um artista que expandiu fronteiras entre Hollywood e o cinema independente.

Mais notícias

Ver tudo de Notas