TRATATIVAS AVANÇADAS
Ceará negocia instalação da primeira fábrica completa de motos elétricas
Por Marcelo Cabral - Em 17/09/2025 às 5:02 PM
O Governo do Ceará avança nas tratativas para sediar a primeira fábrica completa de motocicletas autopropelidas e elétricas da Duact Motors no Brasil. A informação foi confirmada por Rui Palácio, consultor e representante da empresa, após reunião realizada nesta quarta-feira (17) com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho.

Domingos Filho com representantes da fabricante de motos elétricas Foto: Ascom/SDE
O projeto prevê não apenas a montagem, mas também a importação integral das peças via Porto do Pecém e a distribuição dos veículos para todo o território nacional a partir do Ceará. Atualmente, a Duact Motors já mantém operações de importação e montagem em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de contar com uma pequena unidade instalada em Fortaleza.
Centralizar a produção no Ceará
“O objetivo, no entanto, é centralizar a operação no Ceará, transformando-o em um polo de produção de motos elétricas. O município escolhido para a instalação da fábrica foi o de Caucaia. Estamos analisando a viabilidade junto à SDE, de obter benefícios fiscais competitivos em comparação com outros estados”, afirma Rui Palácio.
Na primeira fase, o projeto prevê a geração de 50 empregos diretos e 150 indiretos. “Ajustamos nesta segunda reunião com o secretário detalhes para buscar um ‘denominador comum’ para que o projeto saia do papel o mais rápido possível”, acrescenta o representante da empresa.
Impacto na economia cearense
Para o secretário Domingos Filho, a iniciativa traz um potencial significativo para o Ceará. “O projeto é bastante promissor visto que contribuirá com o desenvolvimento econômico do Estado e do município onde a fábrica irá se instalar. Estamos à disposição da empresa para colaborar na iniciativa que promoverá a geração de mais empregos e renda para a nossa população”, destaca.
Com a instalação da planta em Caucaia, o Ceará reforça sua estratégia de atrair investimentos ligados à mobilidade elétrica, posicionando-se como referência nacional em inovação, sustentabilidade e logística industrial. Afinal, está em fase final para início de operações, o Polo Automotivo Multimarcas em Horizonte, onde em berve serão fabricados carros híbridos e elétricos.
Mais notícias
Registro Natalino



























