Aeronáutica
Suécia avalia ampliar venda de caças Gripen ao Brasil
Por Redação - Em 19/09/2025 às 8:54 AM

O acordo firmado em 2014 prevê a entrega de 36 aeronaves, das quais dez já chegaram ao Brasil
O governo sueco demonstrou interesse em aprofundar a cooperação na área de defesa com o Brasil, incluindo a possibilidade de fornecer novos caças Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB). O tema foi discutido na terça-feira (16), durante reunião entre o ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
Segundo nota conjunta divulgada pelos dois países, uma eventual ampliação do contrato atual dependerá das regras previstas pela legislação brasileira. No encontro, Damasceno também visitou a sede da fabricante Saab, responsável pelos jatos.
O acordo firmado em 2014 prevê a entrega de 36 aeronaves, das quais dez já chegaram ao Brasil. O primeiro caça desembarcou em 2020. Considerado um dos modelos mais modernos em operação, o Gripen é equipado com radares avançados e mísseis de última geração.
Apesar do interesse em expandir o número de aeronaves, limitações orçamentárias têm dificultado a modernização das Forças Armadas. Para enfrentar o problema, militares defendem a aprovação da chamada “PEC da Previsibilidade”, que prevê a destinação de 2% do PIB para a defesa, alinhando o Brasil ao parâmetro adotado pela Otan. A proposta, entretanto, está parada no Senado desde 2023, sob relatoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Mais notícias
Impacto econômico




























