ATÉ 31 DE OUTUBRO

Argentina suspende temporariamente impostos de exportação para soja, milho e trigo

Por Redação - Em 22/09/2025 às 2:00 PM

Dcim100mediadji 0013.jpg

Antes da decisão, as alíquotas eram de 26% para soja, 24,5% para óleo e farelo e 9,5% para milho

O governo da Argentina anunciou nesta segunda-feira (22) a suspensão temporária das tarifas de exportação sobre soja, seus derivados, milho e trigo. A medida, válida até 31 de outubro ou até que sejam registradas exportações no valor de US$ 7 bilhões, tem como objetivo reforçar a entrada de divisas no país em meio às dificuldades do peso argentino.

Antes da decisão, as alíquotas eram de 26% para soja, 24,5% para óleo e farelo e 9,5% para milho. O decreto foi publicado no Diário Oficial e passa a valer a partir desta terça-feira (23).

A Argentina é líder mundial na venda de óleo e farelo de soja, ocupa a terceira posição no ranking global de exportadores de milho e é um dos principais fornecedores internacionais de trigo.

Durante a campanha eleitoral, o presidente Javier Milei havia prometido eliminar os tributos sobre exportações agrícolas, mas reconheceu que não seria possível implementá-los de imediato. Em ocasiões anteriores, reduções temporárias já haviam acelerado as vendas do setor, que registrava ritmo lento.

Ainda não foram detalhados aspectos técnicos sobre a aplicação do limite de US$ 7 bilhões nas declarações juramentadas de exportação (DJVE). O Ministério da Economia deve esclarecer os pontos em comunicado oficial nas próximas horas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business