Legado cearense
Troféu Sereia de Ouro 2025: tradição e reconhecimento em noite de gala no Ideal Clube
Por Paulla Pinheiro - Em 24/09/2025 às 10:21 AM

Adriana Costa e Forti, Guiomar Marinho,Oto de Sá Cavalcante e Tasso Jereissati, homenageados do Troféu Sereia de Ouro 2025
Na próxima sexta-feira (26), o Troféu Sereia de Ouro chega à sua 52ª edição em uma noite de homenagens promovida pelo Grupo Edson Queiroz. Criada em 1971 por Edson Queiroz, com o apoio de sua esposa Yolanda, a comenda nasceu do desejo de valorizar personalidades que contribuíram de forma exemplar para o desenvolvimento do Ceará em áreas como artes, ciências, educação, política e vida empresarial. Inspirada também na visão humanista de nomes como Craveiro Holanda, a Sereia de Ouro tornou-se uma das distinções mais emblemáticas do Estado, atravessando gerações como símbolo de reconhecimento e estímulo às novas lideranças. Em 2025, a cerimônia retorna ao salão nobre do tradicional clube de Fortaleza, onde viveu capítulos marcantes de sua trajetória.
Neste ano, quatro nomes sobem ao palco para receber a honraria: a médica e pesquisadora Adriana Costa e Forti, pioneira na endocrinologia e fundadora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão; a artista e designer têxtil Guiomar Marinho, conhecida pela criação de peças autorais a partir de fibras naturais; o engenheiro e educador Oto de Sá Cavalcante, fundador do Colégio e do Centro Universitário Ari de Sá, referência nacional em educação; e Tasso Jereissati, empresário e político que marcou a história recente do Ceará com projetos estruturantes e visão estratégica.
Mais do que uma solenidade, a Sereia de Ouro é um tributo ao talento cearense em suas múltiplas formas de expressão. Desde sua primeira edição, a celebração reúne representantes da cultura, da ciência, da política e do empreendedorismo em uma noite que celebra legados e inspira futuros.
Mais notícias
Assinatura Gourmet

























