Na Alece

Primeira deputada estadual do Ceará é homenageada com espaço permanente

Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/09/2025 às 3:29 PM

Zeliamota7

Espaço Zélia Mota foi inaugurado nesta quarta, 24. Fotos: Pedro Albuquerque e José Leomar/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que completa 190 anos em 2025, inaugurou nesta quarta-feira (24) o Espaço Zélia Mota, criado por iniciativa do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), em reconhecimento à primeira mulher cearense eleita deputada estadual. 

Romeu afirmou, em seu discurso, que “o novo espaço serve como inspiração para que novas gerações, especialmente mulheres, ocupem espaços na política”.

“É uma singela homenagem que nós prestamos e acreditamos que temos que deixar o legado para a posteridade e reverenciar quem deu sua contribuição no exercício da cidadania e no parlamento cearense. Deputada Zélia Mota hoje firma o seu legado na galeria de exposições permanentes dessa Casa, como a primeira deputada mulher na história do Ceará”, ressaltou o presidente. 

Primeira deputada do Ceará

Natural de Fortaleza, mas criada em Itapajé, no interior do estado, Zélia Mota vinha de uma família com forte tradição política no Vale do Curu. Antes de ingressar na vida pública, atuou como serventuária da Justiça.

Em 1975, aos 40 anos, foi eleita deputada pelo partido Arena, obtendo votos em diversos municípios. No mandato, ocupou a 3ª secretaria da Mesa Diretora e chegou a presidir sessões no plenário. Reconhecida pelo respeito e pela sensibilidade, defendeu causas sociais e abriu caminho para a presença feminina na política cearense. 

Reconhecimento duplo

Durante a cerimônia, em nome da família, a filha, também chamada Zélia Mota, fez os agradecimentos: “estamos aqui para agradecer, em nome de toda a família, pela belíssima e justa homenagem prestada à eterna deputada Zélia Mota, com a inauguração desse espaço que leva o seu nome”.

Por último, outros parlamentares da Alece estiveram presentes, dentre os quais Heitor Férrer (União) que parabenizou a iniciativa de Aldigueri, ao “reconhecer o valor de uma mulher e projetar o poder legislativo”. A deputada Larissa Gaspar (PT) também lembrou que, sob a gestão atual, a Alece teve pela primeira vez uma mulher na vice-presidência. Já a parlamentar Jô Farias (PT) destacou “o respeito do presidente às causas femininas”. 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder