aponta FGV
Confiança do consumidor atinge maior nível em 2024
Por Redação - Em 25/09/2025 às 12:01 AM

O otimismo foi disseminado entre todas as faixas de renda, refletindo a combinação de mercado de trabalho aquecido e alívio recente da inflação FOTO: Freepik
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,3 ponto em setembro e alcançou 87,5 pontos, o maior patamar do ano. O avanço foi impulsionado principalmente pela melhora nas expectativas em relação ao cenário econômico.
Segundo a economista Anna Carolina Gouveia, do FGV Ibre, o otimismo foi disseminado entre todas as faixas de renda, refletindo a combinação de mercado de trabalho aquecido e alívio recente da inflação.
O levantamento mostrou que o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,7 pontos, chegando a 91,8, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 2,5 pontos, para 82. Apesar do ganho de confiança, Gouveia alerta que o elevado nível de endividamento das famílias e a inadimplência ainda limitam uma recuperação mais consistente.
Dados do IBGE reforçam a percepção positiva no emprego: a taxa de desemprego caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, menor nível da série histórica. Por outro lado, a política monetária segue restritiva, com a Selic mantida em 15%, o que continua a pesar sobre o consumo.
Mais notícias
Registro Natalino



























