Arte e memória

Tibico Brasil e Dodora Guimarães apresentam curta “A Mulher Barco” no Crisóstomo Medical Center

Por Paulla Pinheiro - Em 24/09/2025 às 5:56 PM

Escultura La Femme Bateau, De Sérvulo Esmeraldo

Escultura La Femme Bateau, de Sérvulo Esmeraldo

O Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza, na quinta-feira (25), às 19h, um encontro na biblioteca do Crisóstomo Medical Center, em Fortaleza. A programação traz a exibição do curta-metragem “A Mulher Barco”, dirigido por Tibico Brasil, seguida de uma conversa sobre a relação entre Sérvulo e Fortaleza.

Com 20 minutos de duração, o filme revisita a trajetória da escultura La Femme Bateau e sua presença no imaginário da cidade. Após a sessão, Tibico divide a condução da conversa com Dodora Guimarães, viúva do artista e presidente do Instituto, em um diálogo que percorre memórias, afetos e a importância das obras públicas na vida urbana.

A iniciativa nasceu do convite do cirurgião plástico e colecionador de arte Dr. Márcio Crisóstomo, amigo próximo do casal, que abriu o espaço para receber a programação. Além do curta e da conversa, haverá ainda exposição de obras e livros do artista.

Sérvulo Esmeraldo (1929–2017), natural do Crato, é reconhecido como um dos grandes nomes da arte brasileira. Sua produção transita entre escultura, gravura, pintura e ilustração, marcada pelo rigor geométrico e pelas incursões na arte cinética. Sua obra, ao mesmo tempo poética e urbana, segue viva na memória coletiva e no cenário cultural do Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de Notas