JUROS ELEVADOS

Marinho critica BC após queda na criação de vagas formais em agosto

Por Redação - Em 30/09/2025 às 8:18 AM

Ministro Do Trabalho E Emprego, Luiz Marinho Foto Agência Brasil

Marinho voltou a criticar o Banco Central, afirmando que os juros de 15% ao ano estão freando a economia FOTO: Agência Brasil

O Brasil registrou a abertura de 147,3 mil postos de trabalho com carteira assinada em agosto, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa segunda-feira (29). O número representa uma redução de 38% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram criadas cerca de 239 mil vagas, e é o pior resultado para um mês de agosto desde a reformulação do Caged em 2020.

Ao comentar os dados, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, voltou a criticar a política monetária do Banco Central (BC). Segundo ele, a taxa básica de juros, atualmente em 15% ao ano, contribui para a desaceleração da economia e dificulta a geração de empregos.

“A economia está desacelerando. É um alerta para o BC: olhem os indicadores, confiram os dados. Espero que não insistam em manter essas taxas elevadas que penalizam o país”, afirmou.

Marinho também mencionou que as tarifas impostas pelo governo Donald Trump aos produtos brasileiros podem ter algum efeito sobre o mercado de trabalho, mas considerou esse impacto menor em comparação ao efeito dos juros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business