MARCOS GOUVÊA NO LIDE
Mercado de luxo cresce 26% no Brasil, apesar da retração ocorrida no varejo
Por Marcelo Cabral - Em 30/09/2025 às 11:29 AM

Marcos Gouvêa destacou as contradições que marcam a economia Foto: Aldaíla Bongiovi/Portal IN
O empresário Marcos Gouvêa, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, foi a presença central do encontro promovido pelo Lide Ceará, nesta terça-feira (30), no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. O evento, restrito a convidados, teve como tema central: ‘O impacto da pós-globalização e da política econômica brasileira nos setores de varejo e serviços’.
Referência nacional quando o assunto é varejo, Gouvêa destacou as contradições que hoje marcam o consumo no Brasil. Segundo ele, enquanto a chamada economia de massa – sustentada por um público altamente sensível à inflação de alimentos, ao endividamento crescente e à baixa confiança – enfrenta retração, o mercado de luxo experimenta uma curva oposta, com expansão contínua e vigorosa.
Dados recentes da consultoria PNC corroboram a análise: entre 2022 e 2024, o segmento premium registrou expansão de 26%, mesmo diante de um ambiente macroeconômico adverso. O movimento traduz a força do ‘Brasil afluente’, impulsionado por elevadas taxas de juros reais e pela manutenção de um alto poder de consumo, refletido em grifes, gastronomia refinada, viagens internacionais e experiências exclusivas.
Essa dualidade revela um País em polarização acentuada: de um lado, o ‘Brasil dependente’, que sente os efeitos das pressões inflacionárias e da deterioração do crédito. De outro, o ‘Brasil afluente’, que resiste ao cenário adverso e amplia o dinamismo do mercado de luxo, cada vez mais imune às turbulências da economia nacional.
Mais notícias
Registro Natalino



























