'Enem dos concursos'
Às vésperas do CNU 2, Esther Dweck indica nova chamada de aprovados no cadastro reserva do concurso de 2024
Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/10/2025 às 5:20 PM

CNU 1 e 2 guardam diferenças entre si. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo federal deve iniciar em breve as convocações de candidatos aprovados no cadastro reserva da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
“Vamos começar a chamar esse cadastro reserva em breve. Muito breve. Tenho uma expectativa de que seja nos próximos dias ou na próxima semana, no máximo”, declarou durante entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo a ministra, o CNU tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. “Quem está no cadastro reserva, a gente sabe que tem uma ansiedade, lembramos que vale até o meio do ano que vem, alguns até um pouco mais. E a gente tem a possibilidade de renovar por mais um ano esse cadastro reserva”, explicou.
Vagas distintas nas duas edições
Na segunda edição do concurso, marcada para o próximo domingo (5), também será formado um novo cadastro reserva. “São novas vagas que vão ter um novo cadastro reserva e que também vão ter essa vigência de um ano, podendo chegar a mais um ano”, relatou Dweck.
A ministra ressaltou que não haverá sobreposição entre as edições do concurso. “O pessoal pode ficar tranquilo. Não tem sobreposição de vagas. Não vai ter alguém do 2 sendo chamado na frente do 1 porque não são vagas concorrentes”, afirmou.
Ela reforçou ainda que não é possível abrir novo concurso para os mesmos cargos enquanto o anterior ainda estiver em validade. “O CNU de 2025 não tem vagas iguais às do CNU1. Isso é muito importante para as pessoas ficarem tranquilas quanto a isso. A gente não vai ter essa sobreposição de concursos. Isso não pode. É até ilegal isso. Não está acontecendo”, concluiu Esther.
CNU 2025
760 mil candidatos de todo o Brasil deverão participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, no próximo domingo (5). A prova será aplicada em 1.294 locais distribuídos em 228 cidades brasileiras.
Nesta edição, o concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. O certame é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
As provas objetivas do concurso serão realizadas a partir das 13h, tanto para cargos de nível superior quanto de nível intermediário (médio e técnico). Os portões de todos os locais de aplicação serão fechados às 12h30, no horário de Brasília. Os candidatos habilitados nessa etapa serão convocados para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.
Mais notícias
Registro Natalino



























