Atuação municipal
Apoio a empreendedores e obras em espaço esportivo reforçam Plano Fortaleza Inclusiva
Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/10/2025 às 3:23 PM

Evandro Leitão foca investimentos da Prefeitura no trabalho autônomo, no esporte e no lazer. Foto: PMFor/Beatriz Boblitz
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta semana, novas iniciativas voltadas ao incentivo do empreendedorismo e à valorização dos espaços públicos da capital.
Na sexta-feira (3), o prefeito Evandro Leitão (PT) informou que a gestão municipal vai ampliar as ações de apoio a trabalhadores autônomos, com a distribuição de carrinhos adequados para a venda de alimentos e produtos em ambientes públicos. A iniciativa já está em fase de busca de fornecedores.
O anúncio ocorreu no Paço Municipal, durante a entrega de certificados a 286 concludentes das primeiras turmas dos cursos de gastronomia do programa Autonomia Econômica, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva. Segundo o prefeito, a maioria dos participantes é formada por mulheres chefes de família.
“A grande maioria desses certificados é destinada a mulheres mães de família, que estão desenvolvendo seus talentos e se capacitando. Tudo isso para que elas possam empreender, montar seus próprios negócios e gerar renda para sua independência, que é o mais importante. Temos ainda mais vagas e, para quem se interessar, basta acessar o site e realizar o cadastro”, disse Evandro na ocasião.
O secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Antônio José Mota, ressaltou que os cursos são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e contam com a participação de mais de 30 instituições e associações comunitárias. A diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra, também celebrou a parceria.
Areninhas em expansão

Vice-prefeita, Gabriella Aguiar, foi a responsável pelo anúncio. Foto: Kiko Silva/PMFor
No dia anterior, quinta-feira (2), a gestão também anunciou o início das obras de reforma da Areninha Planalto Universo, localizada no bairro Vila União. O espaço esportivo passará por uma série de intervenções, incluindo a recuperação do alambrado, reforma da quadra de areia, renovação de mobiliários urbanos e instalação de equipamentos como academia ao ar livre, parquinho e futmesas.
O projeto prevê ainda a expansão do calçadão até a Avenida Borges de Melo, garantindo acesso à Estação do VLT, além de estruturas de acessibilidade, como rampas e piso tátil. O investimento estimado é de R$ 434 mil.
Durante o momento, a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD) destacou que “a reforma vai garantir mais lazer, esporte e convivência para a comunidade“.
A nova obra faz parte de um conjunto de ações em praças e áreas de lazer executadas pelas Secretarias Regionais e pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), reforçando o compromisso da gestão com uma atuação descentralizada e próxima à população.
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























