DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO
Ceará lança seu plano de Economia de Impacto e busca protagonismo nacional
Por Marcelo Cabral - Em 07/10/2025 às 6:48 PM
O Governo do Estado deu um passo decisivo rumo a um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, inovador e inclusivo com o lançamento oficial do Plano Estadual de Economia de Impacto – Ceará Edimpacto. A solenidade, realizada nesta terça-feira (7), reuniu representantes do poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil, consolidando a ambição de posicionar o Estado como referência nacional no setor.

Sandra Monteiro, Domingos Filho e Ticiana Rolim participaram do evento, hoje Foto: Ascom/SDE
O evento foi promovido em parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni). A iniciativa propõe uma estratégia articulada para fortalecer empreendimentos que conciliam retorno financeiro com impacto social e ambiental positivo, integrando diferentes atores do ecossistema de inovação.
Durante a cerimônia, o titular da SDE, Domingos Filho, destacou a importância do planejamento e da disseminação do conceito de negócios de impacto em todo o território cearense. “É fundamental que possamos proclamar mais e esclarecer mais o significado de negócios de impacto, isso só é possível se engajarmos um planejamento alinhado com os municípios do Ceará”, afirma.
Incentivo e visão estratégica
O secretário ressaltou que o plano é fruto da visão estratégica do governador Elmano de Freitas e do incentivo da diretora da Somos Um, Ticiana Rolim. “A iniciativa é resultado da ousadia do governador Elmano de Freitas e do incentivo da diretora da Somos Um, Ticiana Rolim, que visa mitigar as desigualdades sociais, em harmonia com a natureza e com a sustentabilidade”, destaca.
Domingos Filho reforçou ainda a meta de tornar o Ceará um protagonista no cenário nacional, apoiando empresas de diferentes portes. “O objetivo é que o Estado seja reconhecido nacionalmente por iniciativas que encorajem a ousadia no seu povo, no intuito que os negócios de impacto no Ceará sejam reconhecidos por receberem incentivos do Estado”, complementa. A titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, também esteve presente.
Na ocasião, Luís Eduardo Barros, diretor de Fomento da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), apresentou os seis eixos estruturantes do plano, que envolvem:
* Ampliação do número de negócios de impacto;
* Fortalecimento das organizações intermediárias;
* Criação de um marco institucional e normativo favorável;
* Articulação interfederativa;
* Fomento à produção de estudos e pesquisas;
* Ampliação da oferta de capital.
Expertise em empreendedorismo social
A diretora da Somos Um, Ticiana Rolim, compartilhou sua experiência no campo do empreendedorismo social e destacou o alinhamento com o governador Elmano de Freitas para impulsionar a economia de impacto no estado. Ela ressaltou a importância crescente da mensuração de resultados como ferramenta estratégica para a sustentabilidade dos negócios.
Além disso, defendeu a convergência entre filantropia e investimentos de impacto, como meio de ampliar o alcance de empreendedores sociais. “É sobre fazer o pequeno, o médio e o grande, no âmbito do empreendedorismo social. Toda organização tem seu talento”, concluiu.
Com o Ceará Edimpacto, o Estado se posiciona na vanguarda de um movimento que une inovação, responsabilidade social e desenvolvimento econômico, criando um ambiente propício para que negócios de impacto floresçam e gerem transformações reais na sociedade.
Mais notícias
Conexão Criativa



























