Em Brasília
Alckmin e ministros abrem Pré-COP30 com foco em multilateralismo e ação climática
Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/10/2025 às 8:14 PM

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, abriu os trabalhos da Pré-COP30. Fotos: Agência Brasil
A Pré-COP, evento preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), começou nesta segunda-feira (13) em Brasília, com a participação de negociadores de 67 países. Durante a cerimônia de abertura, representantes dos quatro ciclos de liderança apresentaram contribuições para orientar os debates sobre os desafios da agenda climática global.
Ao abrir a rodada de discursos, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), convocou “a todas e a todos a compartilharmos essa preocupação ambiental e esse amor ao próximo não apenas em nossos discursos, mas em ações concretas, em benefício de toda a comunidade internacional e como legado para as gerações futuras”.

Pré-COP acontece em Brasília
Alckmin também propôs às delegações que orientem seus esforços em torno de três objetivos centrais: o reforço do multilateralismo, a conexão do regime climático à vida real das pessoas e a aceleração da implementação do Acordo de Paris.
Círculos de liderança
Líderes dos círculos de Ministros das Finanças, dos Povos, de Presidentes da COP e do Balanço Ético Global também fizeram um balanço na abertura da Pré-COP sobre o progresso nos debates ocorridos na etapa de mobilização. Os quatro círculos são estruturas criadas pela presidência da COP30 para dar suporte às negociações globais desde a etapa de mobilização até a conferência, prevista para novembro, em Belém (PA).
Participaram dessa etapa a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que lidera o Círculo dos Povos da COP30; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, líder do Círculo dos Ministros das Finanças; e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que coordena o Círculo do Balanço Ético Global, o quarto eixo da estrutura de liderança da COP30.
- Fernando Haddad
- Marina Silva
- Sônia Guajajara
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA































