Cultura japonesa
Palestras, festivais e literatura marcam a programação de outubro da Japan House São Paulo
Por Paulla Pinheiro - Em 15/10/2025 às 12:01 AM

Japan House São Paulo
Durante todo o mês de outubro, a Japan House São Paulo convida o público a mergulhar na riqueza cultural do Japão por meio de palestras, encontros e apresentações que unem tradição, arte e reflexão. No dia 17, às 19h, o evento “Um pouco da cultura Okinawana”, realizado em parceria com a Associação Okinawa Kenjin do Brasil, destaca a diversidade da região com a palestra Línguas Regionais do Japão, conduzida pelo antropólogo Victor Hugo Kebbe, e uma performance musical do cantor japonês Suguru Ikeda, natural de Yaeyama.
A programação segue no dia 19, às 13h, com a palestra “Relembrar os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial”, que recebe o ex-prefeito de Nagasaki Tomihisa Taue e o professor Hiroshi Maeda, do Colégio Feminino de Nagasaki, para um diálogo sobre o legado dos sobreviventes da bomba e as tradições culturais da cidade, como a dança do dragão (jya odori). No dia 26, às 13h30, o “Kantō: o fascinante festival das lanternas de Akita” leva à Avenida Paulista uma das mais emblemáticas celebrações do norte do Japão, com direito às icônicas lanternas equilibradas em longos bambus.
No dia 27, às 11h30, o renomado designer Kenya Hara — diretor de arte da MUJI e consultor criativo das unidades da Japan House em São Paulo, Londres e Los Angeles — participa de uma palestra no Teatro ESPM sobre a filosofia do vazio, conceito que inspira seu trabalho e revela a delicada relação entre estética e funcionalidade no design japonês.
A literatura também ganha espaço na programação. No dia 18, às 15h, o Ciclo de Mangá apresenta “Hirayasumi – Uma pausa relaxante em uma casa térrea”, de Keigo Shinzo, explorando as sutilezas do cotidiano japonês. Já no dia 30, às 19h, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um encerra o mês com a discussão do livro “O fim do mundo e o impiedoso país das maravilhas”, de Haruki Murakami, com mediação de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP, e Paulo Werneck, editor da revista literária Quatro Cinco Um.
Mais notícias
BANCO CENTRAL

























