INCENTIVOS E INFRAESTRUTURA
Machidovel Trigueiro busca novos investidores na Canton Fair e em Macau
Por Marcelo Cabral - Em 16/10/2025 às 5:56 PM
O titular da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Caucaia, Machidovel Trigueiro Filho, embarca nesta quinta-feira (16) para uma missão oficial à China, onde apresentará as potencialidades do município e buscará atrair novos investimentos estratégicos. Representando não apenas a Prefeitura de Caucaia, mas também a Universidade Federal do Ceará (UFC) – instituição na qual é professor -, o secretário terá uma agenda intensa de reuniões e palestras, destacando os incentivos fiscais e a infraestrutura tecnológica que fazem de Caucaia um polo promissor para negócios internacionais.

Machidovel Trigueiro terá compromissos na Canton Fair e em Macau Foto: Douglas Filho/Portal IN
Com o apoio do prefeito Naumi Amorim, Caucaia vem consolidando sua imagem como cidade da inovação e da tecnologia do Nordeste, beneficiando-se da localização privilegiada próxima ao ponto de chegada dos cabos submarinos de fibra óptica que conectam o Ceará aos Estados Unidos, à Europa e à África, além da proximidade com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A infraestrutura digital robusta e a estratégia de desenvolvimento tecnológico são os principais trunfos que Machidovel Trigueiro pretende levar ao mercado asiático.
Canton Fair: vitrine global de oportunidades
Entre os compromissos oficiais, destaca-se a participação na Canton Fair, na província de Guangzhou – considerada a maior e mais representativa feira da Ásia, reunindo os principais fabricantes e fornecedores do mundo. A edição deste ano ocupa uma área de 1,55 milhão de metros quadrados, conta com 74.600 estandes e a presença de 32.000 empresas expositoras.
“Fui convidado para realizar uma palestra na Canton Fair e participar como debatedor no painel cujo tema será: ‘Aplicações de IA e IoT na gestão pública e privada’. Um momento ímpar para fomentar a troca de conhecimentos tecnológicos, abrindo caminho para futuras parcerias acadêmicas, programas de pesquisa em conjunto e intercâmbio de estudantes e professores”, afirma Trigueiro.
Macau: inteligência artificial em foco
Após a participação em Guangzhou, Machidovel Trigueiro seguirá para Macau, onde participará da Feira Internacional de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX). Em sua segunda edição, o evento reunirá representantes de países lusófonos para discutir inovação tecnológica, inteligência artificial e legislação digital.
Na ocasião, o secretário apresentará dados robustos sobre IA no Brasil, com foco em atrair novos investimentos para o município. “Vamos mostrar que em Caucaia os empresários serão bem recebidos, temos infraestrutura e incentivos relevantes, mostrando que aqui é um excelente local para se investir”, afirma.
Durante a C-PLPEX, Machidovel Trigueiro será um dos debatedores da mesa temática oficial, que abordará o tema ‘O Direito Digital no Brasil e as perspectivas de mudanças frente ao avanço da Inteligência Artificial’. O evento também servirá como plataforma para o intercâmbio científico entre a UFC e universidades de Xangai, reforçando os laços acadêmicos internacionais.
Negociações estratégicas e confidenciais
A missão também inclui reuniões reservadas com potenciais investidores. “Paralelamente a isso terei reuniões com duas empresas que, por questões de confidencialidade, não posso revelar os nomes, mas que estão interessadas em instalar novos data centers no Ceará, além de infraestrutura tecnológica. Também apresentarei a eles as oportunidades que temos para oferecer na região de Caucaia”, complementa Machidovel Trigueiro.
Mais notícias
Registro Natalino



























