Governança em saúde
LIVSaúde e Unifor realizam 1º Fórum de Saúde Corporativa e destacam modelos de cuidado integrado nas empresas
Por Marlyana Lima - Em 16/10/2025 às 6:43 PM

Caio Juaçaba, Regina Morais, Gláucia Pardini, Lia Maria Brasil e Pedro Meneleu durante o Fórum de Saúde Corporativa – Fotos: Divulgação
A LIVSaúde, operadora de saúde com DNA da Rede ICC Saúde, promoveu em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) o 1º Fórum de Saúde Corporativa, que reuniu lideranças de Recursos Humanos, especialistas e empresas de referência para debater as novas fronteiras da governança em saúde corporativa.
O encontro teve como tema central a integração entre saúde física e mental, reforçando a importância da atuação coordenada entre equipes assistenciais para o aumento da eficiência do cuidado e o bem-estar dos colaboradores.

Aleks Mesquita, CEO da Amar.elo Saúde Mental
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação de Aleks Mesquita, da Amar.elo Saúde Mental, integrante da Rede ICC, que compartilhou experiências sobre governança em saúde emocional e a necessidade de estratégias permanentes de bem-estar corporativo.
“Discutir governança em saúde e integrar saúde mental e física evidencia a urgência de transformar a cultura de cuidado. O modelo integrado da Rede ICC, há mais de 80 anos, já considera todos os determinantes de saúde dos pacientes”, destacou Pedro Meneleu, CSO da Rede ICC Saúde.

Pedro Meneleu, CSO da Rede ICC Saúde
Durante o fórum, Meneleu apresentou o modelo de cuidado centrado na pessoa desenvolvido pela Rede ICC Saúde, que integra hospitais, plano de saúde, farmácia, ensino, pesquisa e responsabilidade social. O formato, que combina inovação e humanização, foi exemplificado com um case da LIVSaúde no Rio de Janeiro, demonstrando resultados expressivos em diferentes linhas de cuidado.

Participantes do 1º Fórum de Saúde Corporativa
Entre os indicadores apresentados estão o acompanhamento de mais de mil pacientes com hipertensão arterial no RJ e CE, com taxa de infarto inferior a 20%, frente à média nacional de 50–60% entre hipertensos sem acompanhamento adequado. Na linha materno-infantil, o índice de internações por prematuridade caiu para 3,5%, ante a média nacional de 11–12%. Na Oncologia, pacientes acompanhados por equipes multidisciplinares apresentaram ganho de sobrevida de até 30 meses, enquanto no cuidado com o Diabetes mellitus, houve redução de até 50% nas complicações e internações.

Nixon Soares, gerente de SESMT Cerbras e Germana Medeiros, gerente de RH da Cerbras
O fórum também contou com a apresentação de um case da Cerbras, empresa cearense reconhecida por sua cultura de cuidado com o colaborador, apresentado por Germana Medeiros (gerente de RH) e Nixon Soares (gerente de SESMT). A experiência reforçou a importância do olhar integral sobre o colaborador, que considera tanto os aspectos físicos quanto os emocionais.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























