GUERRA COMERCIAL

Trump admite que tarifa de 100% sobre produtos chineses é insustentável

Por Redação - Em 17/10/2025 às 1:58 PM

Trump

Trump indicou abertura para o diálogo e confirmou que pretende se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu que a tarifa de 100% sobre produtos importados da China não seria economicamente sustentável, mas responsabilizou o governo chinês pelo atual impasse nas negociações comerciais entre as duas potências.

Em entrevista à Fox Business Network, transmitida nesta sexta-feira (17), Trump afirmou que Pequim o “forçou” a adotar as novas medidas, após a China ampliar os controles sobre exportações de terras raras — elementos fundamentais para a indústria de alta tecnologia.

“Não é sustentável, mas o número é esse. Eles me forçaram a fazer isso”, declarou o presidente americano, ao ser questionado sobre o impacto econômico da tarifa.

As novas tarifas, anunciadas há uma semana, impõem sobretaxa de 100% sobre produtos chineses exportados aos Estados Unidos e estabelecem restrições adicionais a softwares considerados críticos, que entram em vigor a partir de 1º de novembro. A decisão ocorre poucos dias antes do fim do atual alívio tarifário em vigor.

O endurecimento das medidas foi uma resposta direta de Washington à decisão de Pequim de limitar a exportação de minerais estratégicos usados em equipamentos eletrônicos, veículos elétricos e sistemas de defesa. A China é a principal fornecedora global desses materiais.

Apesar do tom firme, Trump indicou abertura para o diálogo e confirmou que pretende se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, dentro de duas semanas, na Coreia do Sul — encontro que havia sido colocado em dúvida recentemente.

“Acredito que vamos nos dar bem com a China, mas o acordo precisa ser justo. Tem que ser justo”, afirmou o republicano durante o programa Mornings with Maria, gravado na quinta-feira.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business