MISSÃO EMPRESARIAL
Executivos cearenses vivenciam imersão em inovação e liderança em solo asiático
Por Marcelo Cabral - Em 22/10/2025 às 1:39 PM

Terceiro dia em Hong Kong teve conteúdo acadêmico e visitas técnicas Fotos: Divulgação/FIEC
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), deu continuidade nesta quarta-feira (22), em Hong Kong, ao programa internacional Leading Beyond, voltado à formação de lideranças industriais. Reunindo conteúdo acadêmico de excelência e visitas técnicas de alto nível, promoveu uma imersão profunda em liderança transformacional e tecnologias emergentes que estão redefinindo o cenário econômico global.
A programação foi iniciada com uma sessão sobre Liderança Transformacional, ministrada por Roy Liang Tan, professor da HKU Business School e ex-executivo global da GE e do Alibaba Group. Combinando o rigor da performance ocidental com os princípios orientais de desenvolvimento humano, Tan defendeu uma liderança baseada em propósito e empoderamento. “Liderar é ter coragem de investir nos colaboradores, cultivar a confiança e transformar potenciais em resultados extraordinários”, afirmou.
Novo paradigma empresarial
À tarde, os 40 executivos cearenses visitaram duas instituições líderes em inovação tecnológica. A primeira parada foi o SenseTime AI Experience Center, no Hong Kong Science and Technology Park, onde o grupo teve contato com aplicações avançadas de inteligência artificial em áreas como reconhecimento facial, direção autônoma e saúde digital.
- Ricardo Cavalcante e Fabrízio Gomes
- Ruy do Ceará, Chagas Vieira e Igor Queiroz
- Palestra no evento
Na sequência, o grupo conheceu o Low Altitude Economy Tech Hall, iniciativa do Hong Kong Productivity Council (HKPC), voltada à chamada “economia de baixa altitude”. A visita apresentou soluções em mobilidade aérea urbana e integração de tecnologias como eVTOLs, sistemas de navegação inteligente e IA, sinalizando novas direções para o desenvolvimento sustentável e a infraestrutura urbana.
Perspectivas para o Ceará
Ao final do dia, os participantes destacaram o alto valor estratégico da experiência. Felipe Gurgel, CEO da Durametal e vice-presidente do Simec, definiu o programa como “transformador”. “Temos visto conteúdos profundos em inteligência artificial, liderança e inovação. Essa imersão tem ampliado nosso olhar sobre o setor produtivo e nos inspira a levar esse conhecimento ao Ceará.”
Para Vilma Freire, titular da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), a vivência na Ásia reforça a necessidade de ações práticas e integradas. “Levar esse aprendizado para o Ceará, com o setor industrial e acadêmico, vai nos permitir construir um desenvolvimento mais efetivo e inserido no ecossistema global”.
André Pinto, diretor da Grendene e presidente do Sindcalf e Sindcal, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Estamos mergulhados num ambiente de inovação e aprendendo como a Ásia pensa, cria e faz negócios. Isso nos proporciona uma nova visão para o crescimento das indústrias cearenses”.
Liderança para o futuro do Estado
O programa Hong Kong Leading Beyond reafirma o compromisso da FIEC e do IEL Ceará com a formação de lideranças visionárias, conectadas às tendências globais e preparadas para impulsionar o desenvolvimento industrial do Estado com visão estratégica e sustentabilidade.

Executivos cearenses conheceram, de perto, soluções em mobilidade aérea urbana, como os eVTOLs
Mais notícias
Carnaval 2026































