REUNIÃO NO RIO DE JANEIRO
Elmano fortalece parceria com Petrobras em busca de investimentos para o Ceará
Por Marcelo Cabral - Em 24/10/2025 às 3:20 PM

Elmano de Freitas e Magda Chambriard na sede da Petrobras Fotos: Reprodução/Facebook
Em agenda de trabalho no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (24), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, reuniu-se com a alta direção da Petrobras para tratar de novos investimentos estratégicos no Estado. A visita integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento econômico cearense e à ampliação das oportunidades de negócios e emprego para a população.
O encontro teve como foco principal a modernização e a expansão da infraestrutura energética do Ceará. “Estive reunido com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para fortalecer a parceria e garantir o avanço do projeto de tancagem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Uma mudança estratégica para aumentar a segurança das operações, modernizar a infraestrutura e ampliar a capacidade de armazenamento de combustíveis no Estado”, explicou o governador.
Além do projeto de tancagem, o chefe do Executivo estadual destacou que as conversas abrangeram novas possibilidades de cooperação e investimentos da estatal em território cearense nos decorrer dos próximos anos. “Também tratamos sobre a perspectiva de importantes investimentos da Petrobras para o Ceará”, complementou Elmano de Freitas.

Elmano de Freitas explica algumas vantagens competitivas do Complexo do Pecém à diretoria da Petrobras
Investimentos estruturantes no Pecém
O Complexo do Pecém vem se consolidando como um dos principais polos logísticos e industriais do Nordeste. Em fevereiro deste ano, o Grupo Dislub Equador lançou a Pedra Fundamental de seu Parque de Tancagem na região do complexo, um investimento de R$ 430 milhões, sendo R$ 343 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB).
Com capacidade inicial de armazenamento de 130 mil m³, e possibilidade de expansão para 220 mil m³, o empreendimento permitirá a movimentação de gasolina, diesel, etanol, biocombustíveis, querosene de aviação e até petróleo bruto. A nova estrutura reforçará a segurança energética da região e ampliará a competitividade do Ceará como Hub logístico estratégico para o Brasil e o exterior.
Mais notícias
Cuidado Público




























