AGRONEGÓCIO

Projeto de piscicultura e aquaponia terá investimento de R$ 1,7 milhão no Cariri

Por Redação - Em 31/10/2025 às 12:26 PM

Protótipo montado na ExpoCariri demonstra o funcionamento do sistema         Foto: Divulgação/Centec

Com um investimento total de R$ 1,7 milhão, oriundo do Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), uma parceria estratégica entre o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoverá um avanço significativo no desenvolvimento da piscicultura e da aquaponia na região do Cariri.

 O projeto visa integrar as experiências acadêmicas das duas instituições e o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de apoiar pequenos produtores rurais. Ele será lançado neste sábado (1º de novembro), às 9h, durante a ExpoCariri 2025, em Barbalha. O objetivo é promover uma forma sustentável de geração de renda, alinhada às novas demandas do mercado e à preservação ambiental.

Produção integrada

O sistema inovador desenvolvido permitirá a criação de peixes e o cultivo de hortaliças de forma integrada. Utilizando a água rica em nutrientes proveniente do tanque de criação dos peixes, o modelo garante um cultivo de alimentos naturais, livre de agrotóxicos. Esse método sinérgico entre piscicultura e aquaponia proporcionará, além de sustentabilidade, maior rentabilidade aos pequenos produtores da região. A infraestrutura necessária será instalada no Centro Vocacional Técnico (CVTec) Barbalha, que ocupa uma área dentro do Campo Experimental da Embrapa.

Além do lançamento do projeto, o evento contará com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Centec e a Prefeitura de Barbalha,  para promover, por meio do CVTec Barbalha, uma série de ações de educação profissional e extensão tecnológica. Dentre as iniciativas, destacam-se cursos de qualificação e projetos voltados para a meliponicultura, além, é claro, da expansão do projeto de piscicultura e aquaponia.

Mais notícias

Ver tudo de IN News