Potência Brasileira

Forbes Portugal exalta a força industrial do Ceará e o papel da FIEC no ciclo de crescimento

Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/11/2025 às 12:10 AM

67 77 Forbes Lab Especial Ceara 30 Out Page 0001

Capa do caderno dedicado ao Ceará na revista Forbes Portugal. Foto: Reprodução/Revista Forbes

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi um dos destaques da mais recente edição da Forbes Portugal, que dedicou um caderno especial ao Ceará — apontado como um dos principais polos de crescimento e de oportunidades para empresas portuguesas. A publicação evidencia que o estado “cresce quase o dobro do Brasil” e já abriga 1.600 empresas portuguesas, sendo líder nacional em investimento direto de Portugal.

Ceará: porta atlântica de oportunidades

O especial da Forbes Portugal descreve o Ceará como um estado em transformação, com forte expansão industrial, crescimento do PIB de 6,5% em 2024 e avanços em setores estratégicos como energias renováveis, logística, tecnologia e turismo. O estado é hoje o quarto maior produtor eólico do Brasil, além de concentrar o maior número de empresas portuguesas no país.

67 77 Forbes Lab Especial Ceara 30 Out Page 0009

O especial também conta com entrevista do governador Elmano de Freitas

Além da FIEC, a publicação também cita o Complexo do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) como motores da economia local, responsáveis por um “recorde histórico” de movimentação de cargas. Com infraestrutura moderna, incentivos fiscais e parcerias internacionais, o Ceará se consolida, segundo a revista, como uma “porta atlântica” que conecta o Brasil à Europa e ao mundo. 

FIEC e o fortalecimento da indústria cearense

67 77 Forbes Lab Especial Ceara 30 Out Page 0010

Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC, apresentou os avanços da entidade

Em entrevista à revista, o presidente Ricardo Cavalcante ressaltou o papel da FIEC como “eixo de suporte da economia industrial e da atração de investidores”. A federação é apresentada como um sistema integrado por SENAI, IEL, SESI e o Centro Internacional de Negócios (CIN), que cobre todas as etapas do ciclo empresarial — da formação técnica ao apoio à internacionalização.

Segundo a Forbes, o SENAI Ceará qualificou dezenas de milhares de trabalhadores em áreas como energias renováveis e tecnologias digitais, enquanto o IEL e o CIN ampliaram a atuação em inovação e parcerias globais. O SESI, por sua vez, é citado por contribuir para a produtividade e o bem-estar nas indústrias.

Na seção Em Foco, Cavalcante reforça que “a educação é a base de tudo, e só através dela iremos ter resposta e pessoas que adicionam valor à indústria.

A revista informa ainda, que, apenas em 2024, 90 mil pessoas foram qualificadas pelo SENAI, e destaca o ambiente favorável aos negócios no estado.

67 77 Forbes Lab Especial Ceara 30 Out Page 0005

Estrutura de formação profissional da FIEC é um dos destaques

“O Ceará oferece segurança jurídica, ambiente competitivo e políticas de incentivo que dão previsibilidade ao investidor”, afirmou Cavalcante, acrescentando: “Hoje temos excesso de produção energética renovável, e sem energia não há negócios”.

Com 75 anos de história, a FIEC mostra, de acordo com a Forbes, sua missão de “representar, integrar e fortalecer a indústria cearense”, consolidando-se como pilar do desenvolvimento econômico e elo estratégico entre o Ceará e Portugal. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business