União de peso
Geely fica com 26,4% da Renault no Brasil e fabricará seus modelos em produção local
Por Jota Pompílio - Em 03/11/2025 às 9:39 PM

Primeiro modelos a aterrissar por aqui, o Geely EX5 chega para rivalizar com modelos da BYD.
No Brasil, a marca Geely anunciou nesta segunda-feira (3) a conclusão do acordo que formaliza a entrada da Geely como acionista da Renault do Brasil, com participação de 26,4%. Com o acordo, a Geely passa a ter acesso à fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) — o Complexo Ayrton Senna — e à rede comercial da marca francesa no Brasil. O plano prevê que o local produza veículos das duas marcas, ampliando a capacidade produtiva e reforçando a competitividade industrial da unidade paranaense.
A Renault continuará sendo a controladora da operação, mantendo a consolidação financeira da subsidiária brasileira. Já a Geely, como acionista minoritária, terá direito de uso da estrutura industrial e comercial para acelerar sua expansão no maior mercado automotivo da América Latina, responsável por mais de 40% das vendas de veículos da região no primeiro semestre de 2025.
O primeiro modelo asiática a desembarcar dentro desse acordo é o Geely EX5, SUV elétrico que já está sendo comercializado em concessionárias operadas pela rede Renault. O movimento insere o Brasil no mapa global de produção e distribuição de veículos de nova energia (NEVs) do grupo chinês.
No Brasil, o EX5 vem para duelar, primariamente, com o BYD Yuan Plus. O objetivo, segundo fontes ligadas ao Grupo Geely, é colocar seus modelos tête-à-tête com os já consolidados veículos da rival chinesa em nosso mercado.
Mais notícias
ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL NA CNI




























