Opinião parlamentar

Pesquisa Estadão indica Tarcísio à frente entre nomes da direita, mas sem consenso para 2026

Por Julia Fernandes Fraga - Em 10/11/2025 às 2:50 PM

Tarcisio Um Ano Privatização Sabesp

O levantamento foi realizado pelo Ranking dos Políticos a pedido do Estadão. Foto: Pablo Jacob/GovSP

A maioria dos parlamentares brasileiros considera o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o nome mais preparado para liderar a direita nas eleições presidenciais de 2026, segundo levantamento do Ranking dos Políticos para o Estadão, divulgado nesta segunda-feira (10). Apesar do reconhecimento, o campo conservador ainda está dividido quanto a nomes.

A pesquisa ouviu 107 deputados de 20 partidos e 27 senadores de 12 legendas entre 21 e 31 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais e 95% de confiança.

Números

Entre os deputados, 48,6% apontaram Tarcísio como o principal nome da direita, seguido por Eduardo Bolsonaro (15%), Michelle Bolsonaro (13,1%), Ratinho Júnior (9,3%), Romeu Zema (3,7%) e Ronaldo Caiado (0,9%).

No Senado, Tarcísio também lidera, com 44,5%, à frente de Eduardo e Michelle Bolsonaro, empatados em 14,8%, e Ratinho Júnior, com 7,4%.

Em comparação à pesquisa de julho de 2023, Tarcísio manteve vantagem, enquanto Michelle Bolsonaro teve leve alta e Zema perdeu espaço. Nomes como Eduardo Leite e Flávio Bolsonaro, citados anteriormente, não apareceram nesta edição.

Direita fragmentada

Questionados sobre quem teria mais condições de unificar a direita, 56,1% dos deputados e 55,6% dos senadores mencionaram Tarcísio de Freitas. Ratinho Júnior aparece em seguida, com 15% das menções na Câmara e 11,1% no Senado.

Ainda assim, 67,3% dos deputados e 63% dos senadores avaliam que o campo conservador permanecerá fragmentado em 2026, mesmo com eventuais alianças partidárias.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder