Legado único

Assembleia do Ceará e Câmara de Fortaleza homenageiam Roberto Macêdo, falecido nesta terça

Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/11/2025 às 1:39 PM

Roberto Macêdo

Empresário Roberto Macêdo tinha 81 anos. Foto: Arquivo Portal IN

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) prestaram, nesta terça-feira (11), um minuto de silêncio em homenagem ao empresário Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O gesto foi proposto pelo deputado estadual De Assis Diniz (PT), na Alece, e pelo vereador Benigno Júnior (Republicanos), na CMFor.

Roberto Macêdo faleceu na manhã desta terça-feira, aos 81 anos, em Fortaleza. Presidente do Conselho de Administração do Grupo J. Macêdo, o empresário era reconhecido como uma das figuras mais influentes do setor produtivo brasileiro. Casado há 64 anos com Tânia Macêdo, deixa quatro filhos, dez netos e três bisnetos.

O velório teve início às 10h, na Funerária Ternura, com missa às 14h. O sepultamento será no Cemitério Parque da Paz, também na Capital.

Referência empresarial e de vida

Ao lado do irmão Amarílio Macêdo, comandou a expansão do Grupo J. Macêdo, que se consolidou nacionalmente com marcas como Dona Benta, Sol, Petybon e Brandini, além de se tornar uma das principais processadoras de trigo do País.

Na presidência da Fiec, entre 2006 e 2014, sua gestão foi marcada pelo fortalecimento da indústria cearense, pelo incentivo à inovação e pela aproximação entre o setor produtivo e a academia. 

Em outubro deste ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Roberto Macêdo, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado. O reitor da UFC, Custódio Almeida, relatou que a honraria representa “o reconhecimento a um engenheiro de formação que aplicou seus valores na liderança empresarial, na promoção da inovação e na responsabilidade social”.

Repercussão e homenagens

Pelas redes sociais, a Fiec emitiu nota de pesar e decretou luto oficial de três dias pela perda, além de dezenas de figuras e instituições cearenses terem se manifestado, dentre as quais o governador Elmano de Freitas (PT):

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder